CPTM: Programa Usuário do Amanhã distribui material educativo e informativo

Nesta quarta-feira, dia 18, alunos de Itapevi visitarão as instalações da CPTM

ter, 17/05/2005 - 19h22 | Do Portal do Governo

As crianças e adolescentes que participam do programa ‘Usuário do Amanhã’, promovido semanalmente pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), recebem ao final de cada visita um kit com diversos informativos.

Temas como a coleta seletiva do lixo, precauções contra a dengue e cuidados com o sistema ferroviário são retratados de maneira descontraída em gibis, contendo historinhas em quadrinhos. Coloridos e engraçados, os livrinhos prendem a atenção dos estudantes, que adquirem sem perceber noções de cidadania e saúde.

A réplica de um trem da companhia também é inserida no material. Impresso em papel, o ‘brinquedinho’ deve ser cortado e montado para que ganhe forma. Em sua superfície está gravado o telefone da Central de Atendimento ao Usuário. Os estudantes ainda levam para casa mapas com a localização das linhas e estações da empresa.

Durante os últimos meses, a CPTM vem trabalhando em parceria com o Memorial da América Latina no projeto ‘Os Trilhos da Cultura começa aqui’. Trata-se de uma maquete que vai retratar a importância do espaço, marcos históricos da capital, da região Metropolitana e as próprias estações da empresa. Ao final do processo, um quebra-cabeça gigante será montado. O trabalho será exibido publicamente no dia 6 de junho, no próprio Memorial.

Programação

Nesta quarta-feira, dia 18, 40 alunos do Colégio Guilherme Dumont Vilares, do Morumbi, visitarão as instalações da CPTM. A saída ocorrerá às 8h45, da estação Presidente Altino, na Linha B (Júlio Prestes-Itapevi).

Dando continuidade a visita do Colégio Guilherme Dumont Vilares, mais duas turmas de 40 alunos irão conhecer o sistema ferroviário. Uma na quinta-feira (19/5) e a outra na sexta-feira (20/5). Ambas com saída agendada para 8h45, da estação Presidente Altino, na Linha B (Júlio Prestes-Itapevi).

As escolas interessadas no ‘Usuário do Amanhã’ podem entrar em contato pelo e-mail: usuario.amanha@cptm.sp.gov.br, ou pelos telefones (11) 3226-4353 / 3226-4354, entre 8h e 18h.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Assessoria de Imprensa