CPTM: Programa Jovem Cidadão expõe hoje trabalhos na Estação Brás

Outras mostras podem ser vistas em estações da empresa

seg, 10/03/2003 - 12h33 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 10, das 8 até às 17 horas, os usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) poderão conferir uma exposição de peças artesanais confeccionados em telhas, no mezanino da Estação Brás. A mostra é resultado do trabalho realizado com jovens de 18 e 19 anos, do “Programa Jovem Cidadão Serviço Civil Voluntário”, da Comunidade da Zona Leste.

Simultaneamente, na estação Guaianazes, na Linha E (Brás – Guaianazes), também será apresentada uma maquete do bairro de Guaianazes, sua origem, mudanças e trajetórias marcadas por parcerias entre os moradores e o poder público. O trabalho fica exposto de hoje até sexta-feira, dia 14, das 8 até às 17horas.

O objetivo é ensinar a esses jovens a prática da cidadania, por meio de campanhas anti-drogas, educação sexual, e contatos com empresas socialmente responsáveis, bem como o desenvolvimento de trabalhos artísticos.

Carapicuíba
Na quinta-feira, dia 13, das 9 às 17 horas, será a vez da Estação Carapicuíba, na linha B (Júlio Prestes-Itapevi), que receberá os trabalhos de 30 adolescentes de 16 a 21 anos, da comunidade Kolping Jardim Tonato. Confeccionados com lixo, os trabalhos são artesanais e fazem parte do projeto “Tralhas e Trecos – Lixo Arte e Vida, desenvolvido por esta comunidade.

A iniciativa é da Gerência de “Qualidade de Vida” da CPTM. As exposições dão início ao programa “Amigos da Arte” que tem por objetivo disponibilizar espaços em suas estações para as manifestações culturais de seus empregados, de artistas e das entidades que ficam ao longo dos 270 quilômetros de linha.