CPTM: Programa de educação para crianças e adolescentes concorre a prêmio da FGV

'Usuário do Amanhã' participará na categoria Serviço Público

qua, 21/05/2003 - 13h26 | Do Portal do Governo

O programa “Usuário do Amanhã”, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), está concorrendo ao ciclo de premiação 2003 do Programa Gestão Pública e Cidadania, promovido pela Fundação Getúlio Vargas e Fundação Ford, com o apoio do BNDES.

A CPTM participará na categoria “serviço público”, junto com outros projetos, programas e atividades inovadoras de governos estaduais, municipais e organizações indígenas com, pelo menos, um ano de operação efetiva. O objetivo principal é identificar e disseminar essas experiências.

Ao final do ciclo, em dezembro, os cinco projetos escolhidos receberão um prêmio especial de R$ 20 mil e os outros 15 melhores classificados levarão R$ 6 mil cada.

A premiação terá quatro etapas classificatórias. Na primeira fase, em 12 e 13 de julho, um comitê técnico, com o apoio de especialistas na área pública, avalia e seleciona 100 semi-finalistas. Nos dias 17 e 18 de julho, já pela segunda fase, serão escolhidos 30 pré-finalistas. Os 20 finalistas premiados vão ser conhecidos em 19 de setembro e a premiação final acontece em 5 de dezembro.

Desde 1996, quando o Programa de Gestão Pública e Cidadania foi criado, já foram inscritas 5.099 experiências de diversos estados e municípios de todo o Brasil. No ciclo de 2002, 981 projetos estiveram inscritos. Destes, 84% eram de experiências enviadas por municípios, 15% de governos estaduais e 1% referiam-se a projetos desenvolvidos por populações indígenas.

Troca de experiências

A CPTM apresentou o programa “Usuário do Amanhã” no encontro denominado “Cliente do Amanhã”, promovido pela CBTU, na última quinta-feira, dia 15, no Rio de Janeiro. O evento reuniu empresas do setor metro-ferroviário de todo o Brasil que possuem programas educativos voltados para crianças e adolescentes. Edivane Coelho Soboslai, responsável pelo programa “Usuário do Amanhã”, representou a CPTM na reunião.

 

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)