CPTM: Programa de combate ao vandalismo faz sucesso

Programa Usuário do Amanhã encerrou o ano com a participação de mais de 4,5 mil crianças e adolescentes da Grande São Paulo

ter, 06/01/2004 - 10h54 | Do Portal do Governo

Um dos aliados mais importantes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) contra o vandalismo, o Programa Usuário do Amanhã, encerrou o ano com a participação de mais de 4,5 mil crianças e adolescentes da Grande São Paulo.

Em 2003, 44 instituições, entre escolas, entidades assistenciais, associações comunitárias e outros grupos organizados visitaram as seis linhas da CPTM. A região que registrou a maior participação foi a Linha E (Brás–Calmon Viana), com 38 visitas. O programa dispõe de um cadastro de 345 instituições, mais de 50% das quais – 177 – se inscreveram no ano passado.

Agora, em janeiro, está confirmada a parceria com o Projeto Recreio nas Férias, da Secretaria Municipal de Educação. São esperadas sete escolas, em 12 dias de programação. Na primeira quinzena de fevereiro, uma parceria com o Programa Educativo para Públicos Especiais da Pinacoteca do Estado deverá incrementar as visitas realizadas com as pessoas com limitações sensoriais, físicas ou mentais. A intenção é agendar as visitas com as equipes especializadas da Pinacoteca para facilitar a compreensão do acervo por esse público específico.

A programação é realizada em uma das seis linhas da CPTM, a que estiver mais próxima da escola ou entidade inscrita. Em um dia, previamente marcado, os jovens participam de viagens de trens, visitas aos CCO´s (Centros de Controle Operacionais) e visitas combinadas à Pinacoteca, que fica ao lado da Estação da Luz.

Também são realizadas palestras educativas sobre o funcionamento do sistema ferroviário e seus equipamentos, oportunidades em que os alunos discutem a importância da conservação dos trens, da manutenção das condições de limpeza, respeito aos assentos preferenciais e às normas da empresa.

SERVIÇO
As inscrições podem ser feitas pelos telefones (11) 3613-6133/6097

Da Assessoria de Imprensa da CPTM
Da Agência Imprensa Oficial