CPTM: Principais grafiteiros do país vão colorir muro da empresa neste final de semana

Evento, denominado 'Encontro Grapixo 2003', reunirá neste final de semana 50 jovens artistas

sex, 26/09/2003 - 13h54 | Do Portal do Governo

Um muro externo de 120 metros de comprimento por dois metros de altura, ao longo da Estação Brás, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), será grafitado em toda sua extensão. O muro está localizado na rua Palmorino Mônaco, esquina com a rua Visconde Parnaíba.

O evento, denominado “Encontro Grapixo 2003”, reunirá, nos dias 27 e 28 de setembro, 50 jovens artistas, entre eles, os principais expoentes do grafite nacional como Os Gêmeos, Herbert, Nina, Ise, Vitch e Speto. Também ajudarão a colorir o muro da CPTM cinco pichadores que farão seu primeiro trabalho em grafite.

Uma outra curiosidade do encontro é a participação de cinco artistas alemães que vêm ao Brasil para aprender o estilo de traços e linhas latino. Por meio deste intercâmbio cultural, cinco grafiteiros brasileiros também irão à Alemanha com o mesmo propósito.

Levar arte por meio da restauração e manutenção do muro é o objetivo do “Grapixo 2003”, segundo os organizadores. Além disso, o trabalho social com os pichadores visa conscientizá-los de que podem melhorar a imagem de São Paulo. Os temas são livres, o que permitirá aos artistas mostrarem todo seu talento utilizando como matéria prima apenas o muro da CPTM e a tinta spray.

Grafite na CPTM

Os muros das estações dos municípios de Ferraz de Vanconcelos, Barueri, Jandira, São Caetano, Santo André, Poá e São Paulo já foram coloridos, graças a ações realizadas com grafiteiros locais e apoios de prefeituras, universidades e empresas. O último trabalho foi em junho passado, em um muro de 150 metros da Estação Ferraz de Vasconcelos, na Linha E (Brás–Estudantes). Alunos da E. E. Professora Landia Santos Batista, de 14 a 16 anos, mudaram o visual com desenhos sobre o meio ambiente.

Ainda em 2003, em maio, um muro de 20 x 2,5m da Estação Jaraguá, na Linha A (Brás–Francisco Morato), foi grafitado por um grupo de 13 jovens da comunidade local, que contou a história do bairro. Um dos trabalhos de maior destaque foi apresentado no aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro de 2002, quando um quilômetro de muro da CPTM, entre as estações Barra Funda e Luz foi grafitado por um grupo de 100 jovens grafiteiros do Projeto Quixote, coordenado pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)