CPTM: Presidente da Fussesp participa da abertura da exposição ‘Vencedores’

Evento marca o início da participação da empresa na quarta edição da 'Semana de Solidariedade'

qua, 15/09/2004 - 9h33 | Do Portal do Governo

A abertura da exposição ‘Vencedores’, amanhã (15/09), às 10h, no Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), marca o início da participação da empresa na quarta edição da ‘Semana de Solidariedade’, uma iniciativa do FUSSESP (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo). O tema deste ano é ‘A Inclusão Social das Pessoas Portadoras de Deficiência’. A presidente do Fundo, Lu Alckmin, estará presente ao evento.

A mostra traz 25 fotos de Érico Hiller, mostrando atletas da ADD (Associação Desportiva para Deficientes) em diferentes situações: projetos, competições, treinos, eventos e jogos de exibição. Poderá ser visitada gratuitamente pelos usuários do sistema até 30/09, durante o horário de operação comercial, entre 4h e 24h. Para os que desejarem ver apenas a exposição, basta pagar a passagem ao preço de R$1,90.

O fotógrafo, especializado em documentar a relação entre o homem e seus costumes, atua voluntariamente na entidade, há dois anos. Para ele, as imagens dos atletas refletem ‘a vontade de retirar do anonimato e levar a público a vida dessas pessoas’.

Em seguida à abertura, ainda no Espaço Cultural, o time ‘Magic Hands’, também da ADD, disputará uma partida de basquete com atletas em cadeiras de rodas cadeirantes e a presença da ex-jogadora ‘Magic Paula’.

A ADD foi fundada em 1996, com sede em São Paulo e Minas Gerais. Não tem fins lucrativos e pretende promover a inclusão e integração da pessoa portadora de deficiência na sociedade por meio da prática esportiva.

Também estarão no evento 80 alunos da E. M. Ione Gonçalves de Oliveira de Conti, de Guarulhos. A escola foi a que mais trouxe estudantes para participar do programa ‘Usuário do Amanhã’ da CPTM (650, somente em 2004), destinado a estreitar os laços com os futuros usuários da ferrovia, incentivando o respeito aos bens públicos. Na Estação Brás, o grupo apresentará músicas com a linguagem de sinais.

Às 11h, a primeira dama entregará equipamentos industriais de cozinha, doados pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, CPTM, Metrô e EMTU, à Escola Especial para a Educação de Excepcionais 4E, localizada na rua Bresser, 2.701, na Mooca. Desde 1967, é feito o atendimento de portadores de deficiências mentais leves e moderadas, a partir de três anos de idade. Funciona como escola de ensino fundamental, de primeira a quarta série, em período integral e meio período. Também desenvolve oficinas artesanais, música, educação física e fisioterapia. A maioria dos 69 alunos é atendida gratuitamente.

Terminal EMTU
Na quinta-feira (16/09), a partir de 14h30, o Terminal da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) de Santo André (rua XV de Novembro, centro), que fica ao lado da estação da CPTM, apresentará a cantora Giovanna Maira, deficiente visual de 17 anos, com um repertório que inclui MPB, POP e canções internacionais. Atualmente, ela cursa o primeiro ano de Bacharelado em Canto Lírico na Universidade de São Paulo.

Em seguida, três professores da Escola Especial para Crianças Surdas da Fundação de Rotarianos de São Paulo, na Granja Viana, mostrarão uma poesia na linguagem de sinais. Escrita por um deles (os três são deficientes auditivos), o texto fala sobre o mundo do surdo, mostrando o sentimento em relação aos fatos da vida, como a chuva, que não pode ser ouvida mas que pode ser vista.

A escola funciona desde 1977 e atende hoje, gratuitamente, 112 crianças e jovens desde a fase de estimulação para bebês até o ensino médio.

A CPTM distribuirá lanche aos participantes e seus representantes farão a apresentação do evento.

Estação Barra Funda
Os freqüentadores da Estação Especial da Lapa – Centro de Convivência e Desenvolvimento Humano – estarão na Estação Barra Funda da CPTM na segunda-feira (20/09), a partir de 14h. Haverá demonstrações de canto, capoeira, ritmo e expressão.

Localizada na rua Guaicurus, no bairro da Lapa, a Estação Especial pertence ao FUSSESP e atende, gratuitamente, pessoas portadoras de necessidades especiais [deficiência auditiva, física, visual, mental e múltipla], maiores de 14 anos. Através de cursos, oficinas e atividade esportivas, realizadas em parcerias com setores governamentais e da iniciativa privada, os usuários podem expressar sua criatividade, além de desenvolver habilidades nas áreas ligadas ao trabalho, à cultura e ao esporte.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM