CPTM: Preservar e recuperar o patrimônio ambiental é uma das prioridades da Companhia

Em 2004, a CPTM conscientizou funcionários, implantou coleta seletiva de lixo e recuperou área degradada

ter, 21/12/2004 - 15h02 | Do Portal do Governo

Ao longo de 2004, a preocupação com as questões ambientais entrou, definitivamente, para a agenda de prioridades da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Com a definição de uma política ambiental, a empresa assumiu o compromisso de recuperar os passivos ambientais herdados, boa parte com mais de cem anos, gerenciar o que resulta do transporte de mais de 1,3 milhão de passageiros por dia, e ainda crescer, de maneira sustentada, sem agredir o meio ambiente.

Após a criação de uma Comissão de Meio Ambiente, formada por representantes de todas as diretorias da CPTM, no final de 2003, várias medidas foram tomadas como, por exemplo, o treinamento de conscientização para todos os funcionários e a distribuição de uma cartilha com noções básicas de meio ambiente.

Destaque também para o monitoramento do licenciamento ambiental para obras de expansão e inspeções, a fim de coibir o lançamento de efluentes e resíduos sólidos nas vias. A CPTM ainda atuou na manutenção de áreas de preservação, firmou parceria para a coleta de lixo reciclável e se engajou no projeto Agenda 21 – Rede da Lapa, que envolve o poder público, iniciativa privada e comunidade.

Para 2005, estão previstas as seguintes atividades: implantação de Estações de Tratamento de Efluentes (ETE’s), nos pátios de Presidente Altino e Luz, visando evitar a contaminação do solo, criação de uma central de resíduos em Presidente Altino e a conclusão do treinamento ambiental até o segundo semestre do próximo ano.

Outras ações também serão desenvolvidas como monitoramento e divulgação de novas leis ambientais, ampliação do programa de reciclagem de lixo domiciliar, prevenção e minimização de impactos ambientais com o monitoramento de atividades poluidoras e a substituição ou eliminação de produtos nocivos à saúde ou ao meio ambiente

Conscientização

O ‘Treinamento sobre Meio Ambiente’ da CPTM, criado para informar sobre deveres e direitos que devem ser respeitados na relação com o meio ambiente, já abrangeu mais de 1.800 funcionários, desde agosto. Os participantes, além de assistirem a palestras ministradas pelos membros da Comissão, recebem uma cartilha com os conceitos básicos de conscientização ambiental.

A gestão de produtos perigosos é outra preocupação da empresa. O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) está fazendo um levantamento para a futura destinação de resíduos classe 1, considerados nocivos.

Reciclagem

Desde o final de maio, um projeto-piloto para a coleta seletiva de lixo reciclável foi implantado em alguns pontos da CPTM. Até outubro desse ano, aproximadamente 62.500 litros de lixo reciclável deixaram de ir para aterros sanitários, como papel, plástico (copinhos descartáveis), embalagens PET, latinhas de alumínio, entre outros. A pedido da CPTM, o Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana), por meio de parceira com cooperativas de reciclagem, instalou contêineres de 2.000 litros cada em abrigo de trens, estações, escola CPTM/Senai e áreas administrativas.

Área limpa

Em julho, a CPTM recuperou uma área de preservação permanente (APP) nas proximidades da Estação Sagrado Coração, na Linha B, no município de Jandira, que vinha sendo transformada em um depósito de entulho por terceiros. O dano ambiental pelo lançamento de lixo atingiu uma área de cerca de 3.000 metros quadrados, às margens de uma lagoa. Para recuperar o local, em julho, a Comissão de Meio Ambiente da CPTM, com o apoio da diretoria da empresa, providenciou a retirada do material lançado e garantiu a vigilância permanente do local para evitar novas degradações.

Agenda 21

A CPTM participa do projeto Agenda 21 – Agenda Sócio-ambiental – Rede da Lapa, como parceira, desde março de 2003. Trata-se de um programa de parceria do poder público, iniciativa privada e da comunidade visando elaborar e executar ações voltadas à melhoria da qualidade de vida urbana, ao aumento da eficiência econômica local e à ampliação dos benefícios sociais na região da Lapa.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(LRK)