CPTM: Portadores de deficiência terão cinco elevadores no Brás

Atualmente, 211.700 portadores de deficiência são transportados mensalmente nos trens da empresa

qui, 18/07/2002 - 12h20 | Do Portal do Governo

Os portadores de deficiência terão a disposição cinco elevadores, que darão acesso a todas a plataformas na Estação Brás, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. Além disso, haverá elevadores chegando ao mezanino do Metrô, levando à saída da rua Domingos Paiva, à passarela que servirá todas as plataformas, e ao futuro mezanino da CPTM.

A companhia já investiu diretamente em acessibilidade R$ 647 mil desde o ano 2000. Isso sem contar as obras complementares do Projeto Integração Centro, obras realizadas no projeto de revitalização da antiga da Linha C, na antiga Estação Santo Amaro, e os investimentos em treinamento de funcionários e prestadores de serviço.

Também para atender o passageiro especial, o piso da entrada da estação Brás será de borracha, evitando acidentes. Os portadores de deficiência visual contarão ainda, com ‘piso paginado’ que possui marcações em relevo e tem a função de orientar essas pessoas.

Atualmente, 211.700 portadores de deficiência são transportados mensalmente nos trens da CPTM, sendo que 16 estações são totalmente adaptadas, e oito parcialmente adaptadas. Em 2003, a empresa pretende colocar acessos dirigidos para esses usuários em mais 10 estações, e nos sete anos
seguintes adaptar outras 60 estações, a um custo estimado de R$ 180 milhões.

As obras de acessibilidade na Estação Brás fazem parte do Projeto Integração Centro, que permitirá a ligação entre as regiões Leste e Oeste da cidade, e a conexão das linhas da CPTM com as do Metrô.