CPTM: Portadores de deficiência têm elevadores na Estação Brás

Equipamentos estão instalados nas plataformas que atendem as Linhas A, D, E e F

qua, 30/07/2003 - 17h32 | Do Portal do Governo

Para atender os usuários portadores de deficiência, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) coloca em operação, na Estação Brás, quatro elevadores. Os equipamentos estão instalados nas plataformas que atendem as Linhas A (Brás-Francisco Morato), D (Rio Grande Serra-Luz), E (Brás-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana).

Uma equipe de 20 funcionários foi treinada e está habilitada a controlar a demanda. A todo, serão disponibilizados seis funcionários por dia para o manuseio dos elevadores, das 4 horas às 24 horas, horário de circulação dos trens da CPTM.

Atualmente, 17 estações do sistema, as mais novas, oferecem esse tipo de serviço aos usuários portadores de deficiência. A Estação Brás, com mais de um século de vida é uma exceção e somente com a sua profunda modernização, viabilizada pelo Projeto Integração Centro, reuniu condições estruturais para receber os elevadores.

Como a maioria das estações é muito antiga, a adaptação das mesmas tem sido dificultada, pois exigem reforma física radical.