CPTM: Peças de carro viram arte em exposição na Estação Brás

Ficarão expostas por um mês a partir de amanhã, dia 9

qua, 08/09/2004 - 14h23 | Do Portal do Governo

Uma borboleta de 2m X 2m, uma libélula de 1,80m X 1,20m, uma formiga de 50cm X 50cm, um escorpião de quase um metro são algumas das 14 peças que ficarão por um mês expostas no Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a partir desta quinta-feira, dia 9.

“Homenagear a natureza e a força criativa do homem, reciclando cada elemento”. Essa é a proposta de Clélio Duarte Coutinho, um funileiro que resolveu dar outro destino à sucata acumulada em sua oficina no Tatuapé, Zona Leste. Do material que, certamente, iria parar em um ferro velho, ele começou a fazer bonequinhos, cinzeiros e muitas outras que encantavam os fregueses.

Não demorou muito para o hobby evoluir e Clélio começar a participar de exposições. Desde 1999, ele mostra suas peças em centros culturais, bibliotecas, salões e outros espaços. Hoje ele fechou a antiga oficina, onde trabalhou por 16 anos e, enquanto não monta outra, trabalha em casa.

Clélio não fez nenhum curso específico de arte, aprendeu na prática, observando sempre as obras que estão nas ruas e nas praças, em exposições de outros artistas e o que passa pela frente, como os próprios insetos. Para a mostra da CPTM ele escolheu peças grandes e algumas também abstratas.

“Ainda não sobrevivo de arte”, explica o funileiro, “mas é um sonho, acho maravilhoso o trabalho, quando faço uma peça já estou pensando na outra”.

Serviço:
A exposição é gratuita para os usuários da CPTM e da integração com o Metrô e estará aberta diariamente, no horário comercial de operação, entre 4h e 24h.

Quem quiser apenas visitar a mostra, deverá pagar o preço da passagem normal, de R$1,90.