CPTM: Painel gigante homenageará 150 anos de ferrovia no Brasil

Estação Domingos de Moraes recebe um dos maiores painéis de grafite do Brasil, a partir desta quarta, dia 19

qua, 19/11/2003 - 11h36 | Do Portal do Governo

Um muro de 1.500 m2, da Estação Domingos de Moraes, na Linha B (Julio Prestes – Itapevi), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), recebe um dos maiores painéis de grafite do Brasil, a partir desta quarta-feira, dia 19. O lado interno do muro é que será grafitado e parte dele (167 metros) possui sete metros de altura.

O desenho gigante homenageará os 150 anos de ferrovia no Brasil e os 450 anos da cidade de São Paulo. Serão utilizadas 3.000 latinhas de spray, além de quatro andaimes de 600 Kg, por pelo menos 60 grafiteiros que estarão envolvidos com o painel, com previsão de ficar pronto em um mês. A preparação do muro já foi feita com 18 latas de 18 litros de tinta látex.

Entre os principais artistas estão Bonga, do Sindicato das Tintas, Binho e Maumeks, do grupo Terceiro Mundo, Eymard Ribeiro, do projeto Beco Escola, da ONG Aprendiz, além de Onesto, Does, Neto e o californiano Spoze.  A iniciativa conta com o apoio das empresas lindeiras York e Camil.

Ao contrário dos outros trabalhos realizados nos muros da ferrovia, desta vez a arte será voltada para os trilhos. Um dos organizadores do evento e responsável pelo Projeto Grafite, na CPTM, Décio Curci, explica que a escolha de grafitar o lado interno do muro é para privilegiar a vista do usuário dos trens e estações. “A idéia é levar o trabalho desses artistas para os passageiros, utilizando a arte para aliviar o stress dessas pessoas”. 

“A iniciativa é inédita. Nunca vi fazer o trabalho do lado de dentro do muro da CPTM”, conta o artista Maumeks, que está no grafite há 12 anos e tem no currículo a assessoria artística no filme “Bicho de Sete Cabeças”. Já o grafiteiro Bonga, com 10 anos de experiência, adianta que o trabalho na Estação Domingos de Moraes contará o cotidiano da ferrovia e seus personagens. “Vamos montar uma grande produção artística, com três cenários principais, que formarão um conjunto só, apesar da participação de artistas com estilos e técnicas diferentes”, diz Bonga, que já fez trabalhos para a MTV, organizou mostras de grafite, capas de livros e ministra oficinas no projeto Escola da Família, do Governo do Estado.

Grafite da CPTM

Os muros das estações dos municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André, Ferraz de Vanconcelos, Barueri, Jandira e Poá já foram coloridos, graças a ações realizadas com grafiteiros locais e apoios de prefeituras, universidades, empresas e ONG’s. O último trabalho foi realizado em 480 m2 de muro entre as estações Água Branca e Barra Funda, em outubro, por artistas convidados e grafiteiros do projeto Beco Escola Aprendiz.

Outro evento de destaque este ano foi o encontro “Grapixo 2003”, em setembro, em um muro de 120 metros por dois metros de altura, da Estação Brás, da CPTM. O evento reuniu 50 jovens artistas, entre eles, os principais expoentes do grafite nacional como Os Gêmeos, Herbert, Nina, Ise, Vitche e Speto, além de artistas alemães.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM