CPTM oferece tratamento gratuito no Dia Mundial Sem Tabaco

Será nesta sexta-feira, 31 de maio

qua, 29/05/2002 - 12h36 | Do Portal do Governo

Tratamento grátis para os funcionários que desejam parar de fumar. Assim, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM ) vai comemorar o Dia Mundial Sem Tabaco, na próxima sexta-feira, 31 de maio. Os interessados podem agendar uma consulta com o Dr. Wilson Ponce, no posto médico da empresa na Estação Brás.

Esta e outras ações na companhia estão sendo planejadas pelo Departamento de Qualidade de Vida, que prepara também, para esse dia, a distribuição de folhetos informativos além da afixação de 200 cartazes nas suas dependências.

Segundo estudo do Instituto Nacional do Câncer (INCA), com base em pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, o consumo de cigarro per capita caiu no Brasil. Em 1987, cada fumante consumia em média 1.838 cigarros. No ano passado esse número caiu para 975, com queda de 53%. O relatório ainda acusa, que o cigarro brasileiro é um dos mais baratos do mundo.

No Brasil o cigarro mata cerca de oito pessoas por hora. Pesquisas mostram que 70% dos fumantes desejam parar de fumar e 40% destes nunca tentaram. A maioria (95%), deixou de fumar por autodecisão, em grande parte motivada por aconselhamento médico convincente.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo mata mais que várias doenças, acidentes de trânsito e incêndios, sendo o alcatrão um dos mais potentes cancerígenos que o ser humano introduz voluntariamente no organismo.

Vinte minutos após parar de fumar a pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal; após duas horas não haverá mais nicotina no sangue; após três semanas a respiração fica mais fácil e a respiração melhora; e finalmente após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.