CPTM: Obras e reformas melhoram o visual de estações

As intervenções fazem parte do Programa de Valorização Visual (PVV)

sex, 29/04/2005 - 16h19 | Do Portal do Governo

Nesta semana, a gerência de Estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deu início à realização de pequenas obras de reforma nas estações Jaraguá, na linha A (Luz-Francisco Morato), Lapa e Imperatriz Leopoldina, na Linha B (Júlio Prestes-Itapevi).

As intervenções fazem parte do Programa de Valorização Visual (PVV) e destinam-se a melhorar o local de trabalho e a atmosfera das estações, aprimorando o próprio atendimento ao usuário.

Entre elas, destacam-se a restauração da pintura, de jardins e áreas verdes – com o plantio de mudas de variadas espécies; a adequação de bilheterias, salas de renda, banheiros; além de pequenas adaptações promovidas para atender portadores de necessidades especiais.

A Estação Jaraguá, por exemplo, está sendo beneficiada por meio da pintura interna e externa de suas paredes, gradis e forro; a reforma das bilheterias e a modificação do layout, com a implantação de divisórias.

Já na Linha B, mais mudanças positivas. Na Estação Lapa, os trechos de acesso externo ganharam lixeiras para coleta seletiva, divisórias foram revitalizadas por demãos de pintura e os tijolos aparentes tratados com silicone líquido. Em Imperatriz Leopoldina, portas de aço serão reformadas, bem como as construções auxiliares (casas de força). Para completar o visual, um reforço na a pintura interna das paredes e das divisórias.

Desenvolvido em 2004 pela Diretoria de Operação e Manutenção da empresa, o PVV conta com a atuação das equipes das Frentes de Trabalho. O trabalho é desenvolvido por uma equipe de 18 bolsistas e deverá ser concluído em um mês. Estima-se que serão utilizados, aproximadamente, 580 litros de tinta.