CPTM: Novos equipamentos chegam à Estação da Luz

Projeto Integração Centro, que será inaugurado no final de setembro, permitirá ligação entre as regiões leste e oeste com o centro da cidade e ainda a

sex, 13/08/2004 - 14h23 | Do Portal do Governo

Já começou a instalação dos novos equipamentos do sistema de ventilação e de energia da Estação da Luz. São quatro ventiladores gigantes e três transformadores de energia elétrica que a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) utilizará no Projeto Integração Centro, a ser inaugurado no final de setembro.

Com sua implantação, será possível a ligação entre as regiões leste e oeste com o centro da cidade, de forma muito mais rápida, e ainda a integração com as linhas do Metrô.

Cada ventilador tem capacidade para movimentar entre 42.000 e 54.000 metros cúbicos de ar/hora. Aos pares, serão instalados nos saguões e no acesso da rua Mauá para proporcionar a renovação do ar no ambiente. Os dois dos saguões subterrâneos realizarão a exaustão do ar. Já no acesso da rua Mauá, um dos ventiladores fará a exaustão e o outro a insuflação do oxigênio.

A chegada desse conjunto na estação Luz completa o sistema de ventilação dos saguões e acessos subterrâneos, pois a tubulação onde será realizada a passagem do ar, já se encontra pronta.

Paralelamente, na sala técnica 06, estão sendo colocados os três transformadores de energia que alimentarão a estação. Os equipamentos receberão a energia bruta da Eletropaulo, farão a transformação da voltagem e distribuirão para todo o local.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM