CPTM: Novo serviço indica roteiro mais eficiente pelas linhas do sistema metro-ferroviário

O Viagem Ponto a Ponto cobre as linhas da CPTM, as integrações com o Metrô e a Ponte Orca

qua, 06/04/2005 - 11h36 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta-feira, dia 6, o novo site da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) – www.cptm.sp.gov.br – oferece serviço inédito no sistema metro-ferroviário brasileiro: trata-se do Viagem Ponto a Ponto, por meio do qual é possível identificar os roteiros mais rápidos para os deslocamentos pela região metropolitana de São Paulo.

O serviço cobre as linhas da CPTM, as integrações com o Metrô e a Ponte Orca. Simples, a seleção pode ser feita ‘clicando’ o mapa da malha operada na Grande SP, ou pela lista de estações. Nesse caso, o internauta informa os locais de origem e destino, disponível por linha. Em poucos segundos, o programa processa a melhor sugestão de trajeto, inclusive listando o tempo de viagem estimado.

O usuário, por exemplo, se encontra em Jundiaí, na extensão da Linha A (Luz-Francisco Morato), que corta a região noroeste da Grande São Paulo, e deseja ir para o Tatuapé, na zona Leste da capital. Acessando o sistema, ele encontrará o melhor caminho: seguir até a Estação Francisco Morato, de onde prosseguirá viagem pela Linha A até a Estação Barra Funda, da CPTM. Ali desembarcando, faz a integração físico-gratuíta com o Metrô, por meio da Linha 3-Vermelha, seguindo até a Estação Tatuapé. O tempo previsto para essa viagem é de uma hora e 54 minutos. Tudo é detalhado, passo a passo, pelo sistema.

Passeio Virtual

Frota de Trens é outro ícone atraente para os usuários. Nesse diretório quem navega pelo site pode realizar um passeio virtual pelas cabines de comando (180º) e salões de passageiros (360º), conhecendo os espaços de cada série em circulação. Nessa área, os aficcionados por trens têm à disposição as características dos equipamentos, suas dimensões, capacidade e desempenho.

Detalhes

Ainda entre as novas opções disponíveis na home, Rede CPTM é mais um canal interessante. O link traz detalhes operacionais de cada linha, as estações do sistema e os mapas atualizados dos arredores.

Vale conferir também o campo Localizar Estações, que contém uma lista de parâmetros, como ‘Estação Totalmente Adaptada para Portadores de Deficiências Visuais’. Selecionado esse item, a relação de todas as unidades da empresa já preparadas para atender devidamente a esse público surge na tela.

Outras áreas

Em termos de conteúdo, o novo site continua contemplando assuntos corporativos já apresentados anteriormente. Em Companhia, dados cadastrais, operacionais e balanço; no Atendimento ao Usuário, orientações para idosos, sobre bilhete escolar etc. Gestão Corporativa, incluindo os atributos de Gestão da Qualidade na empresa é outra área disponível para consulta

Ainda no menu, aparecem as categorias Licitações, com editais, resultados e cadastro de fornecedores; Projetos, na qual pode-se checar as extensões e processos de modernização estabelecidos, remobilização da frota, meio ambiente, segurança e outros temas; Ações Sociais, Notícias, Tarifas e Ouvidoria. A seção Fique Por Dentro complementa a página.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Assessoria de Imprensa

(LRK)