CPTM: Novas estações da Zona Leste fazem aniversário

Estações foram inauguradas em 27 de maio de 2000

ter, 27/05/2003 - 15h18 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 27, quatro estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) completam três anos de existência: Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianazes.

Elas foram inauguradas juntamente com o Expresso Leste, que opera o trecho entre Brás e Guaianazes, na Linha E (Brás/Guaianazes/ Estudantes).

Construídas com padrão diferenciado em relação às outras estações, que são muito antigas, as quatro modernas estações do Expresso Leste possuem salas amplas e arquitetura arrojada. Além disso, são providas de escadas rolantes, elevadores para usuários especiais, circuito interno de TV e bloqueios eletrônicos.

Inauguradas no dia 27 de maio de 2000, pelo então governador do Estado de São Paulo, Mário Covas, elas recebem cerca 49.000 usuários, o equivalente a 23% do embarque da Linha E. Desse total, 6.250 usuários embarcam em Itaquera, 6.920 em Dom Bosco, 8.730 em José Bonifácio e 27.060 em Guaianazes.

O Expresso Leste revolucionou o serviço de transportes de passageiros na região leste da cidade. Ao todo são 21,9 quilômetros percorridos em 27 minutos por modernos trens fabricados na Espanha, dotados de ar-condicionado, bancos anatômicos, vidros com filtro solar e música ambiente. Anteriormente, o mesmo trajeto era feito em 40 minutos.