CPTM: Mogi das Cruzes será a próxima ‘Estação Referência’

Obras começam este mês, com término previsto para dezembro

seg, 04/10/2004 - 11h19 | Do Portal do Governo

Mogi das Cruzes na Linha E (Luz-Estudantes) será a próxima ‘Estação Referência’ da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). As obras começam em outubro, com término previsto para dezembro. A estimativa de gastos é de cerca de R$ 300 mil.

Duas estações já são ‘Referência’: Lapa, na Linha A (Luz-Francisco Morato), entregue em janeiro, e Ipiranga na Linha D (Luz-Rio Grande da Serra), concluída em setembro.

O projeto ‘Estação Referência’ não se refere apenas à realização de obras físicas mas também ao estabelecimento de uma nova gestão, que tem como objetivo aprimorar, cada vez mais, a qualidade do serviço prestado. É firmado um ‘compromisso de gestão’ com o chefe geral da estação e encarregados, em que são estabelecidas metas para o cumprimento dos indicadores de desempenho dos elementos essenciais: usuários, funcionários, sistemas, equipamentos e instalações.

Obras físicas

Entre as mudanças previstas estão: construção de sanitários públicos no piso térreo (hoje são no mezanino), nova bilheteria em alvenaria e com vidros blindados, prolongamento das coberturas das plataformas para proteger os usuários, adequação das salas operacionais (copa, cozinha, sala da chefia, entre outras), troca de luminárias, recuperação do piso da plataforma, paisagismo, aumento do número de bloqueios de entrada, pintura geral, bicicletário e criação de um painel grafitado.

As pessoas portadoras de deficiência terão um sanitário especial também no piso térreo, junto aos sanitários públicos. Também serão construídas rampas com inclinação apropriada, tanto no acesso da estação como nas plataformas de embarque e desembarque, para serem utilizadas por cadeirantes.

Em relação à mão-de-obra, a CPTM contará também com 50 presos em liberdade assistida da fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP, antiga Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso), ligada à Secr. da Administração Penitenciária, com a qual mantém convênio.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM