CPTM: Lixo recolhido na Linha Luz-Estudantes em dois meses lota 80 caminhões

Equipes, formadas por bolsistas da Frente de Trabalho, retiraram 560 m3 de lixo e entulho

ter, 19/10/2004 - 14h28 | Do Portal do Governo

As equipes de limpeza, formadas por bolsistas da Frente de Trabalho, retiraram das vias da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em dois meses de trabalho, 560 m3 de lixo e entulho do trecho entre as estações Calmon Viana e Guaianazes, na Linha E (Luz-Estudantes). O material lotou 80 caminhões. Cada caminhão tem capacidade para sete metros cúbicos.

No momento, ainda na Linha E, os serviços ocorrem entre as estações de Ferraz de Vasconcelos e Comendador Antonio Gianeti. O trabalho de limpeza da malha ferroviária precisa ser realizado periodicamente, a fim de impedir que esse material, atirado para dentro do sistema por moradores lindeiros à ferrovia, interrompa a circulação dos trens.

Além da remoção, as equipes também fazem a capina e roçada do mato e a desobstrução das canaletas de escoamento de águas pluviais que, em vários pontos, recebem ligações clandestinas de esgotos domésticos.

Outras linhas

Entre as estações do Itaim e São Miguel Paulista, na linha F (Brás-Calmon Viana), foram removidos, de um único local, 20 caminhões de lixo, em apenas uma semana de trabalho.

Outra equipe composta por 40 bolsistas realiza a limpeza no trecho entre as estações Luz e Moóca, na Linha D (Luz-Rio Grande da Serra).

Os trabalhos de limpeza aconteceram também na linha A (Luz-Francisco Morato), próximo à Favela do Moinho, entre as estações Luz e Barra Funda. Ali, foram recolhidos 1.260 sacos de lixo, de cem litros cada. No local, devido a grande quantidade de detritos atirada para dentro das vias pelos moradores da favela, a limpeza é realizada de três em três meses.

No trecho entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda, no outro extremo da favela do Moinho, na Linha B (Júlio Prestes-Itapevi), as equipes de limpeza recolheram 1.200 sacos de lixo.

Para coibir a evasão de renda nas estações de Carapicuíba e General Miguel Costa, ainda na linha B, estão em execução obras de fechamento e alteamento de 200 metros de muro, com pirulitos de concreto e tela de arame, além da pintura externa e interna dessas estações.

Já na linha C (Osasco-Jurubatuba), do outro lado da cidade, os bolsistas da Frente de Trabalho realizam a reforma do jardim da Estação Cidade Universitária, com o replantio, poda e redistribuição de mudas ornamentais.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM