CPTM intensifica a manutenção corretiva nas linhas

Foram limpos 45 mil metros de canaletas ao longo das vias

seg, 06/01/2003 - 13h36 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) intensificou os serviços de manutenção corretiva de seus 270 quilômetros de linhas. De janeiro a novembro de 2002, foram substituídos 76,3 mil dormentes, 53,8 mil metros de trilhos e 27,3 mil metros cúbicos de pedra britada para lastro.

Além disso, foram limpos 45 mil metros de canaletas ao longo das vias. No balanço total do sistema, as linhas E/F e A/D foram as priorizadas pelo programa de manutenção corretiva da empresa.

Nas linhas E (Brás-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana), a CPTM substituiu 37 mil dormentes, cerca de 30 mil metros de trilhos, executou a limpeza de cerca de 39 mil metros de canaletas de drenagem e o lastreamento de via, envolvendo 24 mil metros cúbicos de brita. No ano de 2001 as equipes trocaram 15,3 mil dormentes, substituíram 11,7 mil metros de trilhos, limparam 16 metros de canaletas e a reposição de 8,7 mil metros cúbicos de lastro.

Também as linhas A (Brás-Francisco Morato) e D (Barra Funda-Rio Grande da Serra) registraram um número maior de intervenções, com a troca de 29,4 mil dormentes, mais que o dobro do ano passado quando se computou a substituição de 12,5 mil unidades, enquanto 4,9 metros de canaletas foram limpas contra 2,6 metros em 2001.

Nas linhas A e D, somente a troca de 18,9 mil metros de trilhos, contra 23 mil, em 2001, foi menor, assim como a reposição de brita para lastrear a via: 3 mil metros cúbicos, contra 6 mil em 2001.

Na linhas B (Júlio Prestes–Itapevi) e C (Osasco–Jurubatuba), as equipes trocaram este ano, cerca 9,7 mil dormentes, 4,9 mil metros de trilhos e 182 metros cúbicos de brita. No ano que passou, esses itens somaram 6,8 mil dormentes, 12,3 mil metros de trilhos, 150 metros cúbicos de brita e 20,9 mil metros de canaletas foram limpas.

Vale lembrar, que a Linha C está sendo totalmente remodelada pelo Projeto Sul, praticamente dispensando os serviços pesados de manutenção.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM