CPTM: Índice de aprovação entre usuários cresce em linhas da companhia

Pesquisa Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo foi realizada pela ANTP

qua, 21/01/2004 - 17h02 | Do Portal do Governo

O índice de aprovação entre os usuários de transporte coletivo da Grande São Paulo cresceu nas linhas C (Osasco–Jurubatuba), D (Luz – Rio Grande da Serra) e no Expresso Leste (Luz – Guaianazes), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), segundo a pesquisa Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo – 2003, da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP).

Linha C foi considerada boa/excelente por 79% dos usuários, um ponto percentual acima do levantamento de 2002. Em seguida, está o Expresso Leste, que melhorou 2% em relação ao ano anterior: subiu de 76% para 78%. No entanto, a Linha D (Luz – Rio Grande da Serra) foi a que melhorou mais no conceito dos usuários, atingindo 63% de aprovação contra 51% no ano passado.

No transporte público da Grande São Paulo, as duas linhas da de melhor avaliação da CPTM só perdem para o Metrô, com 93%, e para o corredor de ônibus São Mateus – Jabaquara, da EMTU, com 82%. Os serviços da companhia também melhoraram um ponto percentual em relação a 2002, passando de 56% para 57%.

De outubro a novembro de 2003, a pesquisa anual da ANTP, realizada pela LPM – Levantamentos e Pesquisas de Marketing, ouviu 2.000 pessoas em suas casas, acima de 16 anos e de todas as classes sociais, da Grande São Paulo.

Investimentos

As duas linhas consideradas boas/excelentes pela população foram as que mais receberam investimentos do Governo do Estado de São Paulo nos últimos anos. Na Linha C, com 24 quilômetros de extensão, foram construídas sete novas estações (Socorro, Granja Julieta, Morumbi, Berrini, Cidade Jardim, Hebraica-Rebouças e Vila Olímpia), que até o final de 2000 se juntaram às oito já existentes, e que ainda serão reformadas e adequadas até 2010.

No final de 2003, o Expresso Leste foi estendido até a Luz – antes os trens operavam de Guaianazes até a Estação Brás. O trecho é operado por 30 novos trens, fabricados na Espanha, que circulam com intervalos de até seis minutos nos horários de pico. Os trens possuem ar condicionado, música e são os mais modernos da América Latina.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM