CPTM: Grafiteiros homenageiam São Paulo e a ferrovia na Estação da Lapa

Conclusão do painel está prevista para segunda-feira, dia 19

sex, 16/01/2004 - 18h07 | Do Portal do Governo

A partir deste sábado, dia 18, os artistas grafiteiros Os Gêmeos, Ise e Nina, conhecidos no Brasil e exterior, vão colorir a passarela da Estação da Lapa, na Linha A (Brás Francisco Morato), em homenagem aos 450 anos de São Paulo e 150 anos de ferrovia no Brasil. A conclusão do painel está prevista para segunda-feira, dia 19, caso não chova.

O desenho, de cinco metros de altura por cinco de comprimento, mostra o trem da CPTM no momento do desembarque e os seus usuários de diversas classes sociais, raças, idade e origem, além da bandeira de São Paulo. Tanto as pessoas na plataforma como quem está fora da estação podem ver o painel.

Este é o segundo trabalho do grupo de artistas na CPTM. Em setembro, eles participaram do Grapixo 2003, organizado pelo grafiteiro Ise. O evento reuniu 50 jovens artistas, entre eles, os principais expoentes do grafite nacional como Os Gêmeos, Herbert, Nina, Ise, Vitche e Speto, além de artistas alemães. Um muro de 120 metros por dois metros de altura, da Estação Brás, da CPTM, foi totalmente revitalizado e mudou a paisagem local.

Segundo Os Gêmeos, existe uma relação do grafite com a ferrovia. “Só o fato de ser uma linguagem contemporânea e direta tem tudo a ver com os trens que movimentam mais de um milhão de pessoas todos os dias. Você alegra o dia-a-dia dos que passam naquele cenário, o que é novo e quebra a rotina dessas pessoas”.
        
A obra de arte coincide com a reforma que vem sendo realizada na estação desde outubro de 2002. O local recebeu nova pintura, o piso foi trocado, as instalações elétricas e o sistema de som foram revistos. Um banheiro para pessoas com deficiência foi construído e os sanitários públicos reformados. Também houve a substituição das luminárias de luz mista por lâmpadas fluorescentes, melhora da comunicação visual e limpeza no entorno da estação.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)