CPTM: Grafiteiros fazem mural na estação Jaraguá

Grupo de 13 jovens um grande mural de 50 metros quadrados, que contará a história do bairro e da estação

sex, 23/05/2003 - 10h32 | Do Portal do Governo

O muro da estação Jaraguá, na linha A (Brás–Francisco Morato), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), está sendo usado pela arte do grafite. Um grupo de 13 jovens da comunidade local acaba nesta sexta-feira, dia 23, um grande mural de 20 x 2,5 m, que contará a história do bairro e da estação Jaraguá, inaugurada em 1º de outubro de 1891, considerada um marco da fundação e crescimento da região.

Amanhã, dia 24, o mural será apresentado ao público durante uma festa popular com grupos musicais e várias manifestações artísticas, como a apresentação do grupo de capoeira formado por crianças do Espaço Gente Jovem. Também haverá apresentação do coral do colégio Brigadeiro Henrique Dyott Fontenelle e seu grupo de flauta transversal.

O mural é o resultado da oficina de grafitagem oferecida aos adolescentes da comunidade, que desenvolveram a técnica com o artista grafiteiro Carlos Alberto, o “Gosinho”, daquela região. Nas aulas teóricas, que ocuparam parte das 36 horas de oficina, a história do bairro foi recuperada. Na própria comunidade, os garotos pesquisaram e encontraram diversas fotos históricas, que ajudarão a compor o desenho do mural.

O trabalho faz parte do “Projeto Mural”, iniciativa da Cia. City de Desenvolvimento Urbano, em parceria com CPTM, que cedeu o muro e mantém o “Projeto Grafite”, com apoio da sub-prefeitura de Pirituba, responsável pelo bairro do Jaraguá, e a comunidade local. O objetivo é incentivar os jovens a recuperar espaços urbanos e histórias de bairros por meio da arte urbana do grafite.

Projeto Grafite na CPTM

Os muros das estações Barueri, Jandira, São Caetano, Santo André, Poá e São Paulo já foram coloridos, graças à ações realizadas com grafiteiros locais e apoios de prefeituras, universidades e empresas. Um dos trabalhos de maior destaque foi apresentado no aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro de 2002, quando um trecho de muro da CPTM, com 1 quilômetro, entre as estações Barra Funda e Luz, foi grafitado por um grupo de 100 jovens grafiteiros do Projeto Quixote, coordenado pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo.
 
Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)