CPTM: Grafite muda visual de muro entre as estações Água Branca e Barra Funda

Para revitalizar o muro no próximo sábado, dia 9, serão utilizadas 600 latas de spray

qui, 09/10/2003 - 13h21 | Do Portal do Governo

Artistas convidados, grafiteiros do projeto Beco Escola, da ONG Cidade Escola Aprendiz, e participantes de uma oficina de grafite vão colorir 480 m2 de muro da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre as estações Água Branca e Barra Funda, neste sábado, dia 11, a partir das 11h.

Para revitalizar o muro serão utilizadas 600 latas de spray, cinco latas de tinta de 18 litros e mais de 120 rolinhos de pintura. Das 9h às 18h, também será realizado uma oficina de “stencil art”, uma das técnicas do grafite, para cerca de 200 pessoas – funcionários e familiares da empresa SPCOM, que promove a ação, em parceria com a ONG Cidade Escola Aprendiz e a CPTM. Os artistas-oficineiros Celso Gitay, Jorge Tavares e Jejo orientarão os participantes para a criação de desenhos.

Com tema livre, o mural será dividido em cinco partes, três para os cerca de 30 artistas convidados e duas para mostrar o resultado da oficina. A expectativa dos organizadores é recuperar o espaço urbano com o grafite como forma de acabar com a pichação. “Queremos deixar essa parede maravilhosa”, adianta Eymardi Ribeiro, artista plástico responsável pelo projeto Beco Escola. Ele espera que outros muros sejam revitalizados e citou a CPTM como exemplo. “A CPTM vem sinalizando uma vontade de transformar seus muros em galerias de arte a céu aberto, a exemplo do que já acontece no seu projeto Grafite”.

Projeto Grafite da CPTM

Os muros das estações dos municípios de Ferraz de Vanconcelos, Barueri, Jandira, São Caetano, Santo André, Poá e  São Paulo já foram coloridos, graças a ações realizadas com grafiteiros locais e apoios de prefeituras, universidades, empresas e ONG’s.

O último trabalho foi o encontro “Grapixo 2003”, nos últimos dias 27 e 28 de setembro, em um muro de 120 metros por dois metros de altura, da Estação Brás, da CPTM. O evento reuniu 50 jovens artistas, entre eles, os principais expoentes do grafite nacional como Os Gêmeos, Herbert, Nina, Ise, Vitche e Speto, além de artistas alemães. Os temas foram os mais variados, com destaque para trabalhos sobre a ferrovia.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)