CPTM: Grafite homenageia os 450 anos de São Paulo e os 150 da ferrovia no Brasil

Painel, de cinco metros de altura por cinco de comprimento, foi entregue nesta terça, dia 20, na Estação Lapa

ter, 20/01/2004 - 14h47 | Do Portal do Governo

Foi entregue nesta terça-feira, dia 20, o grafite em homenagem aos 450 anos de São Paulo e aos 150 anos de ferrovia no Brasil, na Estação Lapa, da Linha A (Luz–Francisco Morato), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
         
O painel, de cinco metros de altura por cinco de comprimento, que fica ao lado da passarela interna da estação, mostra o trem da CPTM no momento do desembarque e os seus usuários de diversas raças, idade e classes sociais, além da bandeira do Estado de São Paulo. Tanto as pessoas na plataforma como quem está fora da estação podem ver o painel.
       
Para o vendedor Gabriel Alberto, a idéia do grafite foi ótima. “Observando essa obra de arte fica mais agradável esperar o trem” afirma. Já Cláudio Ferreira, conhecido como “Ise”, um dos autores do desenho, destaca a importância do espaço. “Nunca ouvi falar no mundo de uma estação de trem com grafite na parte interna, isso é inédito. A cidade precisa de mais espaço para a arte, e a CPTM está fazendo a parte dela”.
       
Este é o segundo trabalho dos artistas, os gêmeos Ise e Nina, na CPTM. Em setembro, eles participaram do Grapixo 2003, organizado pelo grafiteiro Ise. O evento reuniu 50 jovens artistas, entre eles, os principais expoentes do grafite nacional como Os Gêmeos, Herbert, Nina, Ise, Vitche e Speto, além de artistas alemães. Um muro de 120 metros por dois metros de altura, da Estação Brás, da CPTM, foi totalmente revitalizado e mudou a paisagem local.
           
A obra de arte coincide com a reforma que vem sendo realizada na estação desde outubro de 2003. O local recebeu nova pintura, piso, as instalações elétricas e o sistema de som foram revistos. Um banheiro para pessoas com deficiência foi construído e os sanitários públicos reformados. Também houve substituição das luminárias de luz mista por lâmpadas fluorescentes, modernização da comunicação visual e limpeza no entorno da estação.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)