CPTM: Grafite de artistas populares dá novo visual aos trens da Linha B

As composições grafitadas foram fabricadas no Japão em 1958 e reformadas na década 80

seg, 08/11/2004 - 18h44 | Do Portal do Governo

Um trem totalmente colorido pelos artistas de grafite “Os Gêmeos”, Cláudio Ise e Nina, circula entre as estações Itapevi e Amador Bueno, na Linha B (Julio Prestes – Itapevi), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Esse é o segundo trem revitalizado pelos artistas a circular no mesmo trecho. O primeiro foi o Expresso Arte, em junho deste ano.

As composições grafitadas foram fabricadas no Japão em 1958 e reformadas na década 80. São três carros desenhados dos dois lados, com exceção das janelas, resultando uma superfície de cerca de 350 metros quadrados tomados pelos desenhos.

Os artistas afirmam que o novo trabalho tem traços mais leves, criados com mais liberdade. O amor e as relações interpessoais foram os temas escolhidos pelos ‘Gêmeos’. ‘Tem até um boneco segurando uma menina, o que tem a ver com a fantasia, com o cotidiano das pessoas’, revelam. Já o artista Ise se expressa com seus traços mais urbanos, mostrando a arquitetura da cidade e sempre se inspirando no cotidiano de tudo o que encontra nas ruas.

Nina preferiu retratar a natureza, mostrando o mar, os peixes e todos os animais e vegetais que nele habitam. ‘São Paulo tem muito concreto, muito cinza e as pessoas sofrem bastante stress, por isso quis fazer uma coisa mais amena, para contrastar com tudo isso’, explicou.

A parceria dos “Gêmeos” com a CPTM começou, em junho de 2003, quando o ‘Encontro Grapixo’, coordenado por Ise, reuniu grafiteiros do Brasil, e exterior para colorir 120 metros de um muro na Estação Brás. A idéia de grafitar os trens surgiu após o painel realizado na parte externa da passarela da Estação da Lapa, na Linha A, em janeiro daquele ano e, no mês passado, o grupo de artistas desenhou um mural na Estação Ipiranga, retratando o quadro ‘O Grito do Ipiranga’, de maneira estilizada, em homenagem ao aniversário do bairro.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM