CPTM: Frentes de Trabalho recebem novos componentes

Evento será realizado no auditório da Fatec

sex, 26/11/2004 - 18h41 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) recebe nesta segunda e terça-feira, dias 29 e 30, a partir de 9 horas, no auditório da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), 700 novos bolsistas que integrarão suas Frentes de Trabalho. Eles participarão de palestra sobre o programa e suas atividades.

A indicação dos trabalhadores é feita pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), coordenadora do projeto, que tem como objetivo, além de dar uma oportunidade de trabalho a pessoas desempregadas, de ambos os sexos, proporcionar capacitação profissional: eles prestam serviços durante quatro dias (seis horas por dia) da semana e, no quinto, participam de cursos de qualificação e requalificação profissional, como eletricista, pintor, cabelereiro e manicure, entre outros.

Na CPTM trabalham como apoio nos serviços gerais, que incluem limpeza de vias, reformas nas estações e atendimento ao usuário, especialmente ao Programa ‘Usuário do Amanhã’, que leva estudantes para conhecer a ferrovia e a passeios culturais. Os cadastrados podem ficar nove meses na empresa. Atualmente, são 1.000 pessoas, sendo que 500 saem no próximo mês de janeiro.

A Sert fornece uma bolsa de R$210,00, cartão magnético para compras em supermercados, auxílio transporte para ônibus dos que moram a mais de três quilômetros das estações e seguro de vida no valor de R$5.000,00.

A companhia oferece refeição, uniformes, material de trabalho e acesso gratuito aos trens do sistema. O novo grupo começará as atividades em 06 de dezembro. Já passaram pela empresa, desde o início da parceria com a SERT, em julho de 1999, até outubro de 2004, 14.200 bolsistas.