CPTM: Expresso Leste completa dois anos de operação

Nesse período foram transportados 113 milhões

seg, 27/05/2002 - 17h11 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 27, o Expresso Leste da Linha E (Brás – Estudantes), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – completa dois anos de operação.

No primeiro ano de operação (maio 2000/2001), foram transportados 53 milhões de passageiros. No período entre maio de 2001/2002, foram transportados 60 milhões de usuários, um acréscimo de 13% na demanda.

Diariamente são realizadas 213 viagens num trecho de 21,8 km, sendo que todos os dias os trens do Expresso Leste percorrem 4,6 milhões de Km, com intervalos de sete minutos no horário de pico, e 15 minutos nos demais horários.

O serviço é considerado de ótima qualidade para o usuário, pois tem apenas seis paradas, e reduziu o tempo de viagem entre Brás e Guaianazes para 29 minutos, contra 39 minutos anteriores. O trecho entre as estações Itaquera e Brás, é percorrido oito minutos mais rápido do que o mesmo trajeto feito de metrô, já que não existe parada entre essas estações.

O Expresso Leste conta com uma frota de 15 trens de última geração, com ar condicionado, freios elétricos e a disco, bancos anatômicos, vidros fumê e música ambiente.

Além dos trens, a CPTM teve que implantar mais estações com novos padrões arquitetônicos, recuperar e modernizar as vias, o sistema de alimentação elétrica, a sinalização, as telecomunicações, além de modernizar o Centro de Controle Operacional (CCO), equipado com novos recursos de controle e regulação, garantindo regularidade nos horários do trem.

O sistema conta com vias segmentadas, as estações foram ampliadas com alto padrão de acabamento que oferece fácil acesso aos usuários, com catracas eletrônicas, escadas rolantes e elevadores para deficientes.