CPTM: Exposição sobre Paranapiacaba será atração neste mês na estação Brás

Ensaio fotográfico sobre a histórica vila foi realizado pelo fotógrafo Edson Baeça

qua, 06/08/2003 - 14h25 | Do Portal do Governo

A estação Brás, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) abriga, a partir desta quarta-feira,dia 6, a exposição “Estações de Luz”, um ensaio fotográfico sobre a histórica Vila de Paranapiacaba, realizado pelo fotógrafo Edson Baeça.

Até o dia 2 de setembro, os usuários que passarem pelo mezanino no horário de operação da CPTM, das 4h à meia noite, poderão apreciar as 48 fotos sobre a identidade, a arquitetura, a história e as pessoas que ainda habitam a vila.

“O pátio da ferrovia, incrustado na paisagem de mata atlântica do alto da serra, instaura a história da vila com sua arquitetura de construção inglesa, permeada de ruínas e vestígios, que muito nos tem a contar”, explica o fotógrafo que, atualmente, desenvolve um trabalho com crianças e adolescentes, na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), de Santo André.

História

Tombada como patrimônio histórico nacional, em 1987, a estação de Paranapiacaba, inaugurada com o nome de Alto da Serra, em 1867, foi criada para ser o pátio de operações do sistema de cabos implantado pelos ingleses naquele ano. No local foi erguida uma vila para os funcionários da São Paulo Railway (SPR), primeira ferrovia construída em solo paulista, entre 1862 e 1867. Em 1907, o nome foi trocado para Paranapiacaba, em Tupi, ‘lugar de onde se avista o mar’.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)