CPTM: Exposição fotográfica mostra a arquitetura ferroviária no Brás

Trabalhos poderão ser vistos no mezanino novo da estação

ter, 02/09/2003 - 20h38 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta-feira, dia 3, na Estação Brás, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), será inaugurada a exposição fotográfica ‘Viagem sobre trilhos’. O objetivo é resgatar a diversidade da arquitetura ferroviária da Grande São Paulo. Além disso, a mostra também celebra os 450 anos das cidades de São Paulo e Santo André e os 150 anos da ferrovia no Brasil.

Os trabalhos poderão ser vistos no mezanino novo da estação (sobre as plataformas das linhas E e F), diariamente das 4 horas a meia-noite.

A mostra reúne fotos tiradas durante os passeios monitorados pela Sociedade de Pesquisa e Preservação Ferroviária (SPPF) às seis linhas da empresa: A (Brás-Fco. Morato), B (Julio Prestes-Itapevi), C (Osasco-Jurubatuba), D (Luz-Rio Grande da Serra), E (Brás-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana).

Para compor a exposição, visitaram a CPTM estudantes de fotografia, alunos de escolas, sócios da SPPF e outras entidades.

Dividida em três etapas, a exposição mostrará as fotos das linhas A, B e C, em um primeiro momento (até novembro). Em 2004, devem ser expostos os trabalhos das linhas D, E e F e de todas as linhas. A cada 20 dias os usuários poderão apreciar as fotos de uma determinada linha.

Confira a agenda:

– Linha A : de 03 a 22 de setembro;
– Linha B : de 24 de setembro a 13 de outubro;
– Linha C : de 15 de outubro a 03 de novembro.