CPTM: Exposição de fotos mostra história da eletrificação da ferrovia

São 45 fotos de sete sub-estações elétricas, nove cabines seccionadoras e duas cabines desativadas

sex, 15/10/2004 - 14h26 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira, dia 15, quem passar pela Estação Hebraica-Rebouças da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) poderá conhecer um pouco da história da eletrificação dos trens paulistas, que completará 50 anos. A mostra também é uma homenagem aos 150 anos da ferrovia no Brasil, comemorados em abril deste ano.

Com apoio da Alstom Brasil Ltda., Gledson de Oliveira Raymundo apresenta 45 fotos de sete sub-estações elétricas, nove cabines seccionadoras e duas cabines desativadas, todas nas linhas E (Luz-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana).

Ele também é autor do texto que conta os principais fatos do processo de eletrificação. Aqui em São Paulo, o primeiro trecho eletrificado é de setembro de 1955, entre Brás e Itaquera (hoje Linha E) e Engenheiro Goulart e São Miguel (hoje Linha F) que, na época, pertenciam à Central do Brasil. A primeira linha eletrificada no Brasil foi no Rio de Janeiro, em 1937.

Gledson tem 18 anos e é da quarta geração de uma família de ferroviários. O maior sonho dele é trabalhar no setor. Já completou o curso ‘Técnico de Sistemas Eletroeletrônicos de Transportes sobre Trilhos’, do Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, uma parceria entre CPTM e SENAI. Participou também do ‘1º curso de Maquete e Ferreomodelismo da CPTM’, ajudando na construção da maquete da Linha C (Osasco-Jurubatuba), exposta na Estação Júlio Prestes entre abril e maio de 2004.

A exposição já esteve montada na Estação Brás da CPTM até 14/10 e estará na Estação Osasco entre 04 e 18/11.

Serviço

A mostra é gratuita e pode ser visitada no horário comercial de funcionamento da estação, diariamente, entre 4h e 24h, até 03/11.