CPTM: Exposição conta 50 anos de história da eletrificação da ferrovia paulista

Mostra poderá ser visitada até o dia 14, das 5 às 24 horas, no Espaço Cultural da Estação Brás

ter, 05/10/2004 - 14h04 | Do Portal do Governo

Uma boa opção de lazer e cultura para os usuários da CPTM é visitar a exposição de fotografias que conta um pouco da história da eletrificação dos trens paulistas, – que completa 50 anos -, no Espaço Cultural da Estação Brás, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A mostra também é uma homenagem aos 150 anos da ferrovia no Brasil, comemorados em abril.

As imagens e o texto explicativo são de Gledson de Oliveira Raymundo, um jovem de 18 anos, da quarta geração de ferroviários. Além da paixão familiar, o fotógrafo foi aluno do curso Técnico de Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte sobre Trilhos, do Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, uma parceria entre a CPTM e o Senai.

Participou do 1º Curso de Maquete e Ferreomodelismo da companhia, ajudando, inclusive, na construção da maquete da Linha C (Osasco-Jurubatuba), exposta na Estação Júlio Prestes. Seu sonho é trabalhar na ferrovia. A idéia de fotografar surgiu quando fazia um trabalho escolar sobre as linhas E (Luz-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana). Como estagiou na subestação Tietê, na Linha A (Luz-Francisco Morato), Gledson se aprofundou no estudo sobre a eletrificação dos trens no País.

Em São Paulo, o processo começou em 1955, entre as estações Brás e Itaquera (hoje Linha E) e Engenheiro Goulart e São Miguel (Linha F) que, na época, pertenciam à Central do Brasil. No entanto, a primeira linha férrea eletrificada no Brasil foi em 1937, no Rio de Janeiro. Para a exposição, selecionou sete subestações elétricas, nove cabines seccionadoras e duas desativadas, todas nas linhas E e F.

SERVIÇO:

A mostra poderá ser visitada até o dia 14, no horário comercial de operação (das 5 às 24 horas). É gratuita para os usuários da CPTM e da integração com o Metrô. Quem quiser apenas observar as fotos, basta comprar a passagem, ao preço de R$ 1,90. A estação fica na Praça Agente Cícero, s/no. Depois do Brás, a exposição será montada nas estações Hebraica-Rebouças, de 15 de outubro a 3 de novembro, e Osasco, de 4 a 18 de novembro

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)