CPTM: Estudantes realizam grafitagem em muro da linha Brás-Estudantes

Cerca de 150 metros do muro da estação de Ferraz de Vasconcelos estão sendo utilizado por alunos de escola estadual

qui, 12/06/2003 - 12h16 | Do Portal do Governo

Cerca de 150 metros do muro da estação de Ferraz de Vasconcelos, na Linha E (Brás-Estudantes), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), estão sendo utilizado para a arte da grafitagem. Alunos da Escola Estadual de 1º e 2º Grau Professora Landia Santos Batista, com idade variando entre 14 e 16 anos, são os responsáveis pelo trabalho cujo tema é relacionado ao meio ambiente.

O visual do muro está mudando radicalmente. Orientados pelas professoras de artes, Marilene Augusto Guilherme e Elisabete Shirlei Deloi, os alunos dão continuidade ao Projeto Pintura e Arte, iniciado em sala de aula, entre os anos de 1998 e 1999. A iniciativa foi criada com a finalidade de acabar com as pichações nas dependências da escola, por meio de reproduções de obras de arte e utilizando os próprios pichadores.

O excelente resultado do projeto incentivou a professora Magali Aparecida Castelo, coordenadora do Projeto Recicle, este da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, a integrá-lo à comunidade. Foi ela quem fez os contatos e conseguiu os materiais necessários (tinta e pincéis), doados pela Prefeitura para o andamento da grafitagem.

As professoras são unânimes ao afirmar que é gratificante ver a alegria, interesse e a boa vontade dos alunos que realizam a obra e deixam a sua marca no muro. Eles informam que os alunos começam os trabalhos por volta das 7h30 e só param às 17h.

A aluna Graziela Amaral dos Santos, de 15 anos, que cursa o primeiro colegial, diz que sempre gostou de pintar e nunca teve oportunidade de mostrar suas habilidades. “Quando fui chamada para pintar o muro achei muito legal, mas tiro as idéias da própria cabeça, pois não conheço nenhum pintor famoso”.

Já o aluno Jacson Ponteli, também de 15 anos, fala que começou a pintar em sala de aula e se colocou como voluntário para trabalhar no muro da estação. “Me inspiro em Pablo Picasso nos meus desenhos, pois gosto de pinturas abstratas e surrealistas”.

Entre todos os alunos que realizam a grafitagem no muro da Estação de Ferraz de Vasconcelos, uma opinião também é unânime: a prática da pichação é horrível para a cidade e não agrada ninguém. Ao término da obra os alunos deixarão, num trecho do muro, uma mensagem à população da cidade.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)