CPTM: Estações do ABC ganham telefone para deficientes auditivos

Com esses novos aparelhos instalados, sobe para nove o número de estações da CPTM com TDD's

qua, 06/10/2004 - 13h09 | Do Portal do Governo

Mais duas estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) do Grande ABC, São Caetano e Mauá, ambas na Linha D (Luz – Rio Grande da Serra), já dispõem de TDD’s (Telecomunication Device for the Deaf), sigla em inglês equivalente a aparelho de telecomunicação para surdos. O equipamento permite às pessoas com deficiência auditiva ou de voz se comunicarem por telefone.

Com esses dois novos aparelhos instalados, sobe para nove o número de estações da CPTM com TDD’s. Além de São Caetano e Mauá, estão equipadas Barra Funda, Francisco Morato, Lapa, Santo Amaro, Tatuapé, Guaianazes e Santo André. A primeira estação a receber o aparelho, em 9/9/2003, foi a Barra Funda.

Na estação Mauá, o equipamento está localizado no saguão da plataforma 04, atrás das bilheterias. Já em São Caetano, fica ao lado da linha de bloqueios, próximo à plataforma 1. Em ambas, o telefone está na área paga, para inibir a ação de vândalos.

Como funciona

Lançado em 2001, o TDD consiste em um teclado e um pequeno monitor de cristal líquido. O aparelho pode se interligar a outro TDD diretamente, possibilitando a comunicação entre duas pessoas com deficiência, sem o auxílio de telefonista.

Para a pessoa com deficiência se comunicar, basta discar o número 1402. Uma telefonista atende à ligação e transmite a mensagem por voz ao interlocutor. Esse, por sua vez, fala ao aparelho e a telefonista responde com uma mensagem escrita.

O usuário especial também pode receber ligações, desde que a pessoa ligue de qualquer aparelho telefônico para o 1402 e informe o número do TDD.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)