CPTM: Estações de Guapituba e São Caetano fazem aniversário

Na próxima quinta–feira, dia 1º, as estações completam 96 e 120 anos, respectivamente

ter, 29/04/2003 - 9h03 | Do Portal do Governo

Na próxima quinta–feira, dia 1º de maio, as estações Guapituba e São Caetano completam 96 e 120 anos, respectivamente. As duas ficam na linha D (Luz Rio Grande da Serra), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e fazem parte da primeira ferrovia construída em São Paulo, por investidores ingleses, da São Paulo Railway (SPR), mais conhecida como “a Inglesa”, entre 1862 e 1867.

A Estação Guapituba, aberta em 1907, era um posto telegráfico, inicialmente. Por causa do aumento do movimento ganhou estrutura maior para os trens metropolitanos. O prédio atual foi inaugurado em 1983, e movimento médio da estação é chega a 7 mil usuários diariamente.

São Caetano

Já a Estação São Caetano foi inaugurada em maio de 1883, próximo a uma vila de mesmo nome, existente desde o século XVIII. Na região predominavam as propriedades rurais, que já eram cortadas pelas linhas da São Paulo Railway.

Em 1975, em decorrência da industrialização e o crescimento da região, o antigo prédio com arquitetura tipicamente inglesa e estilo vitoriano foi demolido, dando lugar ao prédio atual. A Estação de São Caetano é atualmente considerada uma das principais estações da CPTM, na Linha D, por ela embarcam diariamente cerca de 17 mil usuários.

(AM)