CPTM : Estações da Zona Leste terão kits para a coleta seletiva de lixo

Iniciativa também criará empregos, pois o lixo será recolhido por uma cooperativa catadores

ter, 17/09/2002 - 11h14 | Do Portal do Governo

Uma parceria entre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Núcleo Regional de Educação Ambiental Alto Tietê vai permitir a instalação de recipientes para a coleta seletiva de lixo também nas estações de Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba, nas Linhas E (Brás – Estudantes) e F (Brás–Calmon Viana).

O objetivo é conscientizar os usuários sobre a importância da reciclagem. O núcleo constatou que a maioria das pessoas que utilizam o sistema não sabem o que fazer com o resíduo produzido nas estações. Como o acúmulo de materiais recicláveis é grande nestes locais, surgiu a idéia de informar a população sobre como acondicionar este lixo corretamente em PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária).

De acordo com a parceria, as prefeituras municipais de Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba, que integram o núcleo, ficarão encarregadas de instalar os PEV’s, formados por recipientes para coleta de papel, plástico, vidro e metal. A iniciativa também criará empregos, pois o lixo será recolhido por uma cooperativa de catadores de papel de Itaquaquecetuba.

Devido o envolvimento de quatro prefeituras no projeto, a instalação dos PEV’s pode demorar um pouco. A previsão é que os kits sejam instalados em dezembro ou janeiro. Após esta fase os funcionários da CPTM serão orientados a utilizar o sistema de som das estações para emitir mensagens educativas e esclarecer dúvidas sobre a utilização dos coletores.

Na Linha D (Luz – Rio Grande da Serra), as Estações Mauá, Capuava e Guapituba já possuem recipientes para coleta seletiva de lixo. Em uma parceria semelhante, a empresa Lara, de Mauá, faz a retirada do material. O valor arrecadado é totalmente repassado à escolas estaduais dos respectivos municípios que participam do programa de educação ambiental “Gente e Ambiente”.

Criado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, com o apoio das Secretarias da Educação municipais, através do decreto estadual no 42.798 de 12 de janeiro de 1998, o programa “Núcleos Regionais de Educação ambiental”, do qual o Núcleo Alto Tietê faz parte, conta com mais de 45 núcleos de gestão ambiental no Estado de São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM