CPTM: Estações da linha E retratam história da ferrovia na Grande São Paulo

Estações Guaianazes, Itaquera, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano comemoram hoje 128 anos de existência

qui, 06/11/2003 - 11h34 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) comemora nesta quinta-feira, dia 6, os 128 anos de existência das estações Guaianazes, Itaquera, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano, todas da linha E (Brás-Estudantes), marcos históricos da idade da ferrovia na cidade.  

Guaianazes

Aberta em 1875, como Lajeado, pela Estrada de Ferro do Norte, teve seu nome alterado para Carvalho de Araújo, nos anos 30 e, para Guaianazes em novembro de 1943. Em 1982, um novo prédio foi entregue para a estação, em substituição ao anterior, construído em 1925. Com a implantação do Expresso Leste, em 28 de maio de 2000, a estação foi desativada e, alguns metros antes, foi construída a Estação de Guaianazes-nova.

Itaquera

Inaugurada como São Miguel, em 1930, seu nome foi substituído após reformadas as instalações atuais. No ano de 1960, ampliaram-se as plataformas e, três anos depois foi implantada uma terceira via.

Uma nova reforma também trocou o tipo de cobertura dessas plataformas vandalizadas por depredações. Assim como ocorreu em Guaianazes, a Estação Itaquera foi desativada com a inauguração do Expresso Leste, dando lugar à “nova” Itaquera.

Mogi das Cruzes

A Estação de Mogi das Cruzes surgiu em uma cidade que já existia desde o século XVI. Em 1929, foi inaugurado um novo prédio, com apenas duas plataformas e, em 1958 reinaugurada a estação, após ampliada. Em 1984 a Rede Ferroviária Federal S/A (Refesa) reformou completamente as instalações, e acrescentou mais três plataformas às duas então existentes. Desde 1976, não é mais a ponta da Linha E, que segue até Estudantes, atendendo à Universidade da cidade.

Poá

Inaugurada também em 1875, teve seu segundo prédio construído em 1920, em substituição ao original. Com o tempo, a estação tornou-se estação de trens de subúrbio, reconstruída em 1984.

Suzano

A estação foi aberta com o nome de Guayó e virou Suzano, em 1900. A cidade formou-se em volta da estação e incorporou o mesmo nome.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM