CPTM: Estações Ceasa, Cidade Universitária e Pinheiros comemoram 22 anos

nd

sex, 04/04/2003 - 20h43 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia4, as estações Ceasa, Pinheiros e Cidade Universitária comemoram 22 anos. Inauguradas em 1981, as três fazem parte da linha C (Osasco-Jurubatuba), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e estão paralelas à marginal do rio Pinheiros.

As estações, construídas da forma mais pragmática possível, são de concreto pré-moldado, com cobertura de telhas de amianto. Atualmente, a de Estação Pinheiros passa por reforma. Já foi recuperado o concreto estrutural das esquadrias e das divisórias, de parte das instalações elétrica e hidráulicas, faltando apenas a impermeabilização da cobertura e acabar a pintura geral do prédio.

“A importância da estação de Pinheiros, por onde circulam sete mil usuários diariamente é grande”, afirma Mauro Roberto Gasparini, chefe geral da estação. “Ela dá acesso para vários pólos industriais e culturais da região e ainda para o terminal rodoviário do Largo 13, um dos mais movimentados da cidade”, complementa.

Também a Estação Cidade Universitária, além da proximidade com a Universidade de São Paulo, dá acesso para a Ponte Orca, serviço gratuíto de integração entre as linhas de transportes sobre trilhos da CPTM e Metrô. A estação Cidade Universitária movimenta 11 mil pessoas por dia.

Já pela Estação Ceasa, que tem próximo a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), circulam 6 mil usuários diariamente. O movimento se intensifica as terças e quintas-feiras, dias de visita ao Cadeião de Pinheiros.