CPTM: Estação Tamanduateí recebe telefone para deficientes auditivos

Aparelho permite a comunicação por telefone entre usuários dos trens metropolitanos

sex, 30/09/2005 - 12h42 | Do Portal do Governo

Mais uma estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) já conta com telefone Telecomunication Device for the Deaf (TDD), sigla em inglês equivalente a aparelho de telecomunicação para surdos. Esse recurso de acessibilidade foi instalado na Estação Tamanduateí, situada na Linha D (Luz-Rio Grande da Serra).

O TDD permite a comunicação por telefone entre usuários dos trens metropolitanos com deficiência auditiva ou de voz. Ficam estão instalados nas áreas pagas dessas estações, próximos às linhas de bloqueio e salas de chefia. A localização visa inibir a ação de vândalos e facilitar o acesso dos que realmente necessitam utilizá-los.

A infra-estrutura para abrigar os aparelhos é realizada com recursos próprios pelas equipes de Telefonia e Energia do Departamento de Manutenção de Sistemas Elétricos e Eletrônicos (DOFE), com o apoio da área de Operação, do Atendimento ao Usuário e da Comissão de Acessibilidade, da CPTM. Os TDD’s são concedidos pela Telefônica.

No total, agora são 29 estações da empresa que disponibilizam essa tecnologia: Luz, Barra Funda, Água Branca, Lapa (Linha A), Vila Clarice, Francisco Morato, Lapa (Linha B), Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Guaianazes, Mogi das Cruzes, Mooca, Ipiranga, Tamanduateí, São Caetano, Prefeito Saladino, Santo André, Mauá, Santo Amaro, Granja Julieta, Morumbi, Berrini, Vila Olímpia, Cidade Jardim, Hebraica-Rebouças, Pinheiros, Cidade Universitária, Villa Lobos-Jaguaré e Ceasa.

Próximos aparelhos

As estações Jundiaí, Pirituba e Piqueri, situadas na Linha A (Luz-Francisco Morato), serão as próximas unidades da CPTM que receberão TDD.

Telecomunication Device for the Deaf – TDD

Lançado em 2001, o TDD consiste em um teclado e um pequeno monitor de cristal líquido. O aparelho pode se interligar a outro TDD, com um telefone fixo convencional ou até mesmo um celular. Nos dois últimos casos, ligando para o número 142, a comunicação é intermediada pela telefonista da operadora de telefonia local.

Para a pessoa com deficiência se comunicar com alguém sem deficiência auditiva ou de voz, basta discar o número 142. Uma telefonista atende à ligação e transmite a mensagem por voz ao interlocutor. Esse, por sua vez, fala ao aparelho e a telefonista responde com uma mensagem escrita. O usuário especial também pode receber ligações, desde que a pessoa ligue de qualquer aparelho telefônico para o 142 e informe o número do TDD.