CPTM: Estação Lapa completa amanhã 105 anos

Estação é a primeira do 'Projeto Referência' da companhia

qui, 19/02/2004 - 8h20 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 20, a estação Lapa da linha A (Luz-Francisco Morato), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), completa 105 anos. Ela fez parte da São Paulo Railway (SPR), a primeira estrada de ferro construída em solo paulista, entre 1862 e 1867, por investidores ingleses.

Estação Referência

Hoje, a estação Lapa A é a primeira do Projeto Estação Referência, da CPTM, a ser entregue aos usuários. As instalações internas e de uso para o embarque e desembarque foram totalmente reformadas. A empresa substituiu as bilheterias de fibra de vidro por alvenaria embutidas com cofres temporizados e trocou o piso de acesso à estação por piso cerâmico. As salas operacionais, vestiários masculino e feminino, copa, salas de renda, escritório do CGE e encarregados foram reformados. Um banheiro para pessoas com deficiência foi construído e os sanitários públicos passaram por reparos.

Também houve revisão das instalações elétricas e a substituição das luminárias de luz mista por lâmpadas fluorescentes. O sistema de som da estação passou por revisão e foi implantada música ambiente centralizada. A estação ainda recebeu nova pintura e um painel de grafite, na parte superior da passarela interna, com ampla visibilidade para o usuário que espera o trem.

Foi feita ainda, a limpeza e retirada de entulho do entorno da estação, desobstrução de canaletas de passagem de água, construção de floreiras e pintura de muros de vedação. Para completar, a comunicação visual foi revisada com a colocação de mapa do Sistema Metropolitano, mapas de linha, arredores, indicação de fluxos, além de orientações gerais aos usuários.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)