CPTM: Estação Hebraica-Rebouças abre exposição sobre folclore

Exposição será exibida a partir desta quarta-feira, dia 7

ter, 06/12/2005 - 18h07 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de difundir a cultura popular e infantil brasileira, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) leva à Estação Hebraica-Rebouças, na Linha C (Osasco-Jurubatuba), a exposição gratuita A Arte do Saci, cujas lendas irão matar a saudade de adultos e conquistar crianças a partir desta quarta-feira, dia 7.

Nos próximos 30 dias, estarão expostos painéis com 26 desenhos retratando personagens como Saci Pererê, em destaque, e outras figuras conhecidas – Cuca, Curupira e Mula sem Cabeça, por exemplo. Entre os autores, cartunistas de peso: Millôr Fernandes, Ziraldo, Paulo Caruso e José Luiz Nogueira.

A exposição é realizada pela CPTM em conjunto com a Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci), organização não-governamental de São Luiz do Paraitinga (SP), também parceira na promoção da mostra Saci e seus Amigos, inaugurada esta semana no Espaço Cultural da Estação Brás. “Abrimos espaço para a apresentação desses trabalhos, pois o folclore brasileiro é muito rico e merece ser lembrado sempre”, explica Rodrigo de Assis, da Gerência de Comunicação e Marketing da empresa.

“A idéia é resgatar e valorizar a mitologia brasileira, estimulando seu estudo e a retomada das histórias caipiras”, diz Ana Maria Xavier, membro do Conselho da Sosaci, que contribuiu à instituição do Dia do Saci (31 de outubro) na capital e em outros pontos do Estado de São Paulo.

Origem

A lenda do Saci Pererê tem mais de 200 anos e inúmeras versões. Uma delas foi criada pelos índios tupi-guarani no sul do Brasil, baseada em um indiozinho de cabelos avermelhados que podia ficar invisível. O mito acabou sendo transformado pelos escravos num saci negro, com cachimbo na boca. A carapuça vermelha teve inspiração no píleo (barrete de feltro) europeu, que identificava os escravos libertos. E diz a lenda: quem consegue tirar o chapéu da figura conquista a sua submissão.

Outras estórias falam de sacis que nascem dentro de bambus ou surgem de redemoinhos de vento. Sua única perna seria centralizada, apoiada por dedos laterais mais desenvolvidos.

Serviço

– Local: saguão de entrada da Estação Hebraica-Rebouças (Rua Ofélia 255, Pinheiros). Informações: 0800-0550121. Período: de 07/12/2005 a 07/01/2006, das 4h à meia-noite. Entrada franca.