CPTM: Estação de Ribeirão Pires comemora 118 anos

Estação foi inaugurada no dia 1 de março de 1885

qui, 06/03/2003 - 18h10 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) comemora esta semana, os 118 anos da estação ferroviária de Ribeirão Pires, na Linha D (Luz-Rio Grande da Serra).

Inaugurada no dia 1 de março de 1885, a parada teve grande importância para o desenvolvimento da região. Esteve entre as primeiras a serem construídas pela então São Paulo Railway (SPR).

Já em 1887, formou-se no entorno da estação uma colônia de imigrantes Italianos. A vila cresceu e se desenvolveu tornando–se município em 1953.

A Estação de Ribeirão Pires ainda mantém o mesmo estilo arquitetônico da época da inauguração. Atualmente, a CPTM registra ali um embarque diário de aproximadamente 10 mil usuários.

Reforma

Em 2002 a CPTM reformou totalmente a Estação de Ribeirão Pires preservando sua arquitetura do século 19.

No trabalho foram substituídas as telhas francesas do corpo da estação respeitando as características originais da época. As telhas de aço zincado e de fibra de cimento amianto das coberturas das plataformas, de construção mais recente, também foram trocadas.

A reforma da estação faz parte do Programa Emergencial de Manutenção das Estações da CPTM, que continua em outras estações. As equipes de trabalho fizeram reparos nos bloqueios, nos pisos das plataformas e revestimentos interno e externo das instalações. Ainda foram realizados serviços de pintura, troca da tela dos alambrados, reforma dos sanitários e adequação para usuários portadores de deficiência física. A estação também recebeu nova comunicação visual.

Na Linha D foram reformadas ainda, as estações da Mooca, Utinga, Santo André, Prefeito Saladino, São Caetano, Capuava, Guapituba, Mauá e Ribeirão Pires.