CPTM: Estação Campo Limpo Paulista passa por obras

A unidade é mais uma na lista das contempladas pelo Plano de Valorização Visual

ter, 26/07/2005 - 21h22 | Do Portal do Governo

O Plano de Valorização Visual tem como proposta realizar pequenas obras que melhoram o atendimento aos usuários, as edificações e o ambiente nas estações da empresa.

No momento, uma equipe formada por 11 bolsistas das ‘Frentes de Trabalho’ realiza serviços de pintura e restauração das áreas internas e externas da estaçãoque pertence a linha 1. As intervenções complementam as ampliações realizadas em setembro de 2004, quando foram construídas salas para o pessoal que atua na limpeza e segurança.

Desta vez, a mudança no local começou pelo layout, com a instalação de 40 metros de divisórias que proporcionam melhor utilização dos espaços internos. Executado rapidamente, o trabalho estabelece a separação da sala de renda da área da bilheteria, a criação de vestiários masculinos e femininos para os empregados e uma copa.

A limpeza e capina na faixa ao longo da via permanente no entorno da estação também faz parte das intervenções. Por fim, um trabalho paisagístico garantirá o toque colorido à área, com a instalação de floreiras retangulares e circulares permeadas por flores e espécies verdes.

Materiais empregados

Para dar conta dessa revitalização, a relação de materiais empregados é abrangente. Somente para renovar o astral das paredes e outras áreas, 472 litros de tintas (látex, esmalte e metalizada), diversas bisnagas de corante nas cores preto e ocre, thinner e massa corrida, 15 sacos de cal, pincéis, rolos de espuma e lã de carneiro, lixa, estopa, entre outros itens.

No restauro da alvenaria, serão utilizados 70 blocos de 19 centímetros, cinco sacos de cimento, dois metros cúbicos de areia e a mesma quantia de pedra. O sanitário masculino também será reformado, com a troca de bacias, instalação de mictório de aço inox e colocação de azulejos como revestimento das paredes.

Iniciativa

O PVV foi desenvolvido em 2004 pela Diretoria de Operação e Manutenção da companhia, com a participação das Frentes de Trabalho e recursos disponibilizados pelo Departamento de Estações e pelas Gerências de Operação das Estações e de Manutenção de Instalações Fixas. Desde então, 17 estações do sistema CPTM passaram pelo processo.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos
C.A.