CPTM: Estação Barra Funda recebe posto da Campanha do Desarmamento 2005

Arrecadação de armas será realizada todos os dias, das 9h às 17 horas

qui, 05/05/2005 - 16h28 | Do Portal do Governo

De 7 a 15 de maio, na Estação Barra Funda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), situada na Linha A, estará em funcionamento o posto itinerante de coleta da Campanha do Desarmamento 2005, projeto da Guarda Civil Metropolitana (GCM). No local, a arrecadação de armas será realizada todos os dias, das 9h às 17 horas.

Nos meses de fevereiro e março deste ano, a ação já ocorreu nas estações Brás, Luz, Corinthians-Itaquera e Guaianazes. No período, o efetivo da GCM recebeu 60 armas de fogo de vários calibres, resultado considerado excelente na avaliação do comando da corporação.

Quem entrega armas nos postos da campanha, recebe indenização por cada unidade, que varia entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo. No entanto, antes de fazê-lo o interessado deve retirar uma autorização e preenchê-la. O procedimento viabiliza o porte da arma de forma legalizada durante trânsito da residência até o local da devolução. Na ocasião da entrega, o proprietário deve apresentar documento CPF e número da conta bancária para o depósito do ressarcimento.

Segundo Leopoldo Augusto Correa Filho, gerente de Segurança da CPTM, ‘a empresa aderiu à iniciativa para colaborar com as autoridades, incentivando o desarmamento da população e a redução da violência’.

Agenda

Depois da Barra Funda, o posto móvel de coleta da CGM segue para a Estação Lapa, onde permanece de 16 a 22 de maio. Posteriormente, já no mês de junho (de 6 a 12), a operação será realizada na Estação Santo Amaro. Para divulgar e estimular, um número cada vez maior de adesões, a GCM distribuirá cerca de um mil folhetos e 20 mil cartazes antes dos prazos agendados.

Além das estações da CPTM, a entrega voluntária de armas de fogo, na capital, pode ser feita em outros seis postos fixos de recolhimento da GCM, em postos itinerantes da Prefeitura, na sede da Polícia Federal, entre outras instituições e organizações da sociedade civil.