CPTM: Estação Barra Funda recebe aparelho de telefone para surdo-mudos

serviço funcionará em regime experimental na Estação e deve ser estendido para outras sete estações

seg, 08/09/2003 - 20h26 | Do Portal do Governo

Um aparelho de telecomunicação para surdo-mudos (TDD) está sendo instalado na Estação Barra Funda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Localizado ao lado do Posto de Atendimento ao Usuário Especial, o equipamento permitirá aos deficientes auditivos e de voz falar ao telefone.

Esta é a primeira estação do sistema de transportes metropolitanos sobre trilhos (trem e metrô) a receber o equipamento. Em todo o Estado de São Paulo existem cerca de 200 aparelhos TDD instalados em locais públicos.

Lançado em 2001, o TDD consiste em um teclado e um pequeno monitor de cristal líquido. O aparelho pode se interligar a outro TDD diretamente, possibilitando a comunicação entre dois deficientes, sem o auxílio de telefonista.

Para o portador de deficiência se comunicar com qualquer pessoa, basta discar o número 1402. Uma telefonista atende à ligação e transmite a mensagem por voz ao interlocutor. Este, por sua vez, fala ao aparelho e a telefonista responde com uma mensagem escrita.

O deficiente também pode receber ligações, desde que a pessoa ligue de qualquer aparelho telefônico para o 1402 e informe o número do TDD.

O serviço funcionará em regime experimental na Estação Barra Funda da CPTM e deve ser estendido para outras sete estações.