CPTM: Escolas da Grande São Paulo participam do projeto ‘Usuário do Amanhã’

Alunos conhecem a história e rotina da CPTM e visitam pontos importantes da capital

sex, 08/04/2005 - 11h00 | Do Portal do Governo

Rotineiramente, uma equipe de funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realiza um trabalho especial de conscientização, com crianças e adolescentes, sobre o sistema ferroviário. É o Programa Usuário do Amanhã (PUA), que oferece a vários grupos a possibilidade de realizarem passeios pelas estações, nos salões de passageiros, nas cabines de comando dos trens etc. Os alunos têm também a oportunidade de esclarecer as mais variadas dúvidas que surgem no decorrer das atividades, de forma didática e dinâmica.

Muitas escolas participam mais de uma vez do projeto, em anos seqüenciais. Nesses casos, a programação é diferenciada – novas informações são transmitidas e as explicações dão continuidade ao que foi exposto no encontro anterior, de forma complementar.

A proposta é que todos os integrantes do projeto entrem em contato com a história e rotina da CPTM e também conheçam alguns pontos importantes da cidade. Na próxima semana, por exemplo, 140 alunos visitarão o Memorial da América Latina, onde poderão conhecer o projeto ‘Os Trilhos da Cultura começa aqui’. Trata-se de uma maquete que vai retratar a importância do espaço, marcos históricos da capital, da região metropolitana e as próprias estações da companhia. A peça será construída como um quebra-cabeça pela ‘moçada’ que se participa ao programa.

Programação

Na terça-feira (12/4), a Escola Estadual Leônidas Paiva, do Tucuruvi, levará 40 alunos para conhecer o projeto. A saída está programada para 8h45, na Estação Luz.

No dia 13 de abril, será a vez de 30 alunos da Escola Estadual Oscar Graciano, de Carapicuíba. A saída ocorrerá às 8h45, da Estação General Miguel Costa, da Linha B (Júlio Prestes-Itapevi).

Já na quinta-feira (14/4), a Escola Estadual Leônidas Paiva, do Tucuruvi, levará mais 40 alunos para conhecer o sistema da CPTM. A partida ocorrerá às 8h45, na Estação Luz.

Finalizando as atividades da semana, 30 alunos da Escola Estadual Oscar Graciano, de Carapicuíba, tem visita agendada para sexta-feira (15/04). O ponto de partida será a Estação General Miguel Costa, da Linha B (Júlio Prestes-Itapevi), com saída às 8h45.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Assessoria de Imprensa

(LRK)