CPTM: Escola de Santo Amaro participa do programa ‘Usuários do Amanhã’

Será nesta quinta-feira, dia 10

qua, 09/10/2002 - 10h37 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 10, cerca de 70 alunos da 6° série da EMEF Marina Vieira de Carvalho Mesquita, em Santo Amaro, vão conhecer como funciona o sistema de transporte da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), cumprindo agenda do programa ‘Usuários do Amanhã’.

A visita está marcada para às 9 horas, com saída de Santo Amaro rumo à Estação Presidente Altino, com o acompanhamento dos monitores do departamento de Qualidade de Vida da CPTM. No local haverá uma palestra educativa sobre como utilizar o sistema. Os alunos também conhecerão o CCO (Centro de Controle Operacional) e andarão na cabine do trem. O retorno está programado para às 12 horas.

Desde a implantação, o programa já recebeu mais de 100 mil jovens de 7 a 17 anos. Em 2001, foram cerca de sete mil e, este ano, quase cinco mil adolescentes e crianças.

A iniciativa tem o objetivo de preparar e educar os futuros usuários para a correta utilização do trem metropolitano, assim como sua preservação. A programação é realizada em uma das seis linhas da companhia, aquela que estiver mais próxima da escola ou entidade inscrita, e é monitorada pelas equipes da CPTM.

Além das palestras sobre o funcionamento do sistema ferroviário e seus equipamentos, das viagens de trem e das visitas aos CCO´s, os grupos têm oportunidade de saber um pouco mais sobre os acessos, bloqueios, embarque e desembarque, segurança, limpeza e conservação do patrimônio. As crianças também são levadas à Pinacoteca do Estado, que fica ao lado da Estação da Luz.

DaAssessoria de Imprensa da CPTM