CPTM: Equipes de manutenção recolhem mais de 800 caminhões de lixo e entulho nas linhas

No momento, cerca de 140 bolsistas da Frente de Trabalho limpam as linhas E, F e D

qua, 23/06/2004 - 11h32 | Do Portal do Governo

O lixo e o entulho recolhidos nas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), somente no primeiro semestre de 2004, poderiam encher 851 caminhões basculantes, com capacidade para seis metros cúbicos cada. Foram 5.108 metros cúbicos no total: 2.035, nas Linhas A/D (Brás-Francisco Morato; Luz-Rio Grande da Serra); 1.072, na B/C (Júlio Prestes-Itapevi; Osasco-Jurubatuba) e 2.001, nas linhas E/F (Luz-Estudantes; Brás-Calmon Viana).

As equipes de manutenção da empresa realizam, de forma periódica, a retirada do lixo que é jogado na malha ferroviária, por moradores lindeiros aos trilhos.

É comum a retirada de entulho, móveis velhos e até animais mortos. Além disso, em vários pontos, são encontradas ligações clandestinas de esgotos domésticos. O acúmulo desses dejetos nas vias, além de ocasionar a proliferação de ratos e insetos, ainda provoca alagamentos em dias de chuva.

No momento, cerca de 140 bolsistas da Frente de Trabalho, que prestam serviços de manutenção, limpam as linhas E, F e D.

São três equipes em atuação entre as Estações de São Miguel Paulista e Comendador Ermelino, na Linha F; entre as estações de Calmon Viana e Poá na Linha E e entre Brás e Luz, nos dois sentidos, na linha D.

Os trabalhos envolvem a retirada do lixo e do entulho, a capina e roçada do mato, a desobstrução de canaletas de escoamento da água da chuva e a pintura dos muros existentes nesses trechos. A limpeza geral deve demorar, aproximadamente, dois meses.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM