CPTM: Empresa é uma das mais modernas em informática do setor público

No lugar de comprar equipamentos, a empresa passou a pagar serviços, adequando-se ao orçamento da Companhia e do Governo do Estado

seg, 19/07/2004 - 9h15 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, dispõe, atualmente, de uma das mais modernas redes de informática do setor público. Um importante diferencial da empresa é o modelo adotado de gestão de tecnologia da informação, baseado no conceito de outsourcing, que propõe a terceirização das atividades estratégicas no setor. A medida resolveu o problema de investimento, frente aos escassos recursos disponíveis. No lugar de comprar equipamentos, a empresa passou a pagar serviços, adequando-se ao orçamento da Companhia e do Governo do Estado.

A flexibilidade obtida com essa medida permitiu implantar a infra-estrutura adequada em termos de rede e equipamentos. Sem isso não seria possível implantar nenhum sistema porque não haveria onde ele rodar.

A infra-estrutura de tecnologia da informação da CPTM foi concebida para atender a continuidade e a disponibilidade dos serviços. Os principais sistemas estão hospedados no IDC da Telefônica, o TIC, com redundância de links, refrigeração e fornecimento ininterrupto de energia, além de suporte 24 horas por dia.

O gerenciamento da rede de dados é conduzido pelo Unicenter e suas opções, produto da Computer Associates, que acompanha as condições de uso dos servidores e dos links, sinalizando para a equipe de suporte sempre que houver algum desvio nos níveis pré-estabelecidos.

Para o apoio às pessoas que utilizam a rede na empresa, existe uma central de help-desk, que é a porta de entrada de todas as solicitações de suporte e serviços. O atendimento é de primeiro nível e o processo é monitorado até o encerramento.

Com o objetivo de agregar mais produtividade e funcionalidade aos sistemas, está em andamento o projeto de migração dos servidores de Windows 2000 para Windows 2003.

Vale lembrar que a CPTM tem um trabalho bastante complexo: são atendidos 22 municípios da região metropolitana, com 270 quilômetros de linhas. Para fazer uma comparação, o Metrô só opera na cidade São Paulo, tem 55 quilômetros e sistema segregado, fica enterrado, não tem interferências. Os trens, ao contrário, correm na superfície e enfrentam vários tipos de problemas.

Foi necessário esse grande salto de modernização porque a empresa, apesar de nova (criada em 1992 e em operação a partir de 1994), herdou ativos muito antigos da Rede Ferroviária Federal e da Fepasa.

Sistemas

Com a infra-estrutura adequada, começou a implantação dos sistemas que ‘suportam’ as atividades da CPTM, dentre os quais podem ser destacados:

  • ERP-APOLO: ‘Sistema Integrado de Informações Gerenciais’ – Está em fase final de implantação na CPTM, um sistema integrado de informações gerenciais, mais conhecido como ERP-Apolo. O produto, fornecido pela Companhia Brasileira de Software e Serviços Ltda, é composto pelos módulos Orçamentário, Contratos, Bancário, Financeiro, Contábil, Patrimô nio, Folha de Pagamento, Estoque e Ponto Eletrônico, que já estão em funcionamento ou em fase final de implantação. Já os módulos Fiscais e Custos estão em desenvolvimento. O objetivo é aprimorar a gestão da empresa, aumentando a produtividade dos processos operacionais. Ajuda a controlar custos e reduzir despesas, criando uma base confiável de informações gerenciais, permitindo um planejamento estratégico mais seguro.
  • SICOM: ‘Sistema Integrado de Controle da Operação e Manutenção’ (SICOM). É um banco de dados com informações corporativas totalmente integradas, fundamental para a manutenção e operação dos trens metropolitanos. O software vincula as informações do Sistema de Ocorrências de Operação com o Sistema de Falhas da Manutenção dos Sistemas de Instalações Fixas e Material Rodante. Esses dados são disponibilizados a todos os setores da Companhia, utilizando a plataforma Web e banco de dados Oracle.
  • SISTEMAS DE CONTROLE DAS MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS: O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) conta com um sistema informatizado de apoio ao serviço 0800, onde são registrados os pedidos de informações, sugestões, reclamações e elogios. O sistema, também desenvolvido em ambiente WEB e banco de dados Oracle, é composto por dois módulos. ‘O Módulo de Atendimento das Manifestações’ controla as comunicações feitas, o tempo de atendimento de cada usuário, o encaminhamento para as áreas responsáveis, as informações diárias e gerais e as respostas dadas. O ‘Módulo de Achados e Perdidos’ é responsável pelo cadastramento e controle de objetos, documentos e valores encontrados nas dependências da CPTM, a emissão de comprovantes de entregas aos usuários, a elaboração de relatórios dos encaminhamentos dos documentos para os órgãos responsáveis e dos objetos para o Fundo de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo, quando não são devolvidos.
  • SOFTWARE LIVRE: O projeto está em pleno andamento e prevê a integração de todas as 83 estações comerciais. Hoje em dia, apenas as grandes estações estão conectadas à rede, como Brás, Luz, Barra Funda e Lapa. Todos os computadores que serão instalados terão versão Linux. A informatização das estações faz parte de um projeto maior que a empresa está desenvolvendo, chamado ‘Estação Referência’ que, além de reformas físicas, prevê a melhoria da qualidade na prestação de serviço. Um dos benefícios obtidos é justamente a informatização: as estações têm metas a serem cumpridas e esses sistemas estão na intranet para acompanhamento.
  • RETREM: O Sistema de Controle de Recolhimento de Trens é uma solução para apresentação em tempo real das condições da frota operacional da empresa. Possibilita o controle das alterações que ocorrem com cada composição pelos agentes envolvidos na operação e na manutenção da frota. Em ambiente Web, garantindo transações seguras e somente autorizadas para usuários cadastrados, disponibiliza estatísticas, consultas gerais e gráficos da situação minuto a minuto das composições. É também uma ferramenta de auditoria para a verificação em detalhes de cada ação realizada pelos que têm acesso ao sistema. O projeto piloto foi implantado entre o Centro de Controle Operacional (CCO) de Presidente Altino e o Departamento de Manutenção de Material Rodante, que atendem às linhas B (Júlio Prestes-Itapevi) e C (Osasco-Jurubatuba).

    Da Assessoria de Imprensa da CPTM

    (LRK)