CPTM: Empresa coloca 60 novas bolsistas para atender usuários

Para se habilitar, o grupo passou por treinamento com duração de uma semana

seg, 29/09/2003 - 13h34 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) colocou 60 novas bolsistas da Frente de Trabalho para auxiliar no atendimento aos usuários nas estações de maior movimento. Agora, 80 delas respondem às dúvidas mais freqüentes como o horário de circulação e intervalo de trens, plataformas de embarque e desembarque, deslocamento, integração com outros meios de transporte (metrô, ônibus), localização de terminais, delegacias e hospitais, entre outros.

Essas bolsistas também são orientadas para conduzir portadores de deficiência visual nas estações, além de informar sobre serviços da empresa a exemplo do Posto de Achados e Perdidos, atendimento ao desempregado e venda de vale-transporte.

Para se habilitar, o grupo passou por treinamento com duração de uma semana. As selecionadas conheceram um pouco mais da CPTM, visitando estações onde existe integração com o metrô, como Brás e Barra Funda. Na Estação Especial da Lapa, as bolsistas tiveram contato com trabalhos realizados por pessoas portadoras de deficiência. Por meio de um exercício prático, formaram duplas para simular a condução de um deficiente visual, vendando os próprios olhos.

A bolsista Patrícia Aparecida de Gouveia diz que a etapa mais marcante do treinamento foi a visita à Estação Especial da Lapa, classificada por ela como uma lição de vida. “Depois de ver o interesse daquelas pessoas, trabalhando, desenvolvendo a criatividade e vivendo felizes, apesar da deficiência, pensarei melhor antes de me queixar”. Patrícia revela a motivação que essa etapa do curso lhe trouxe: “Descobri ali a real valorização do ser humano. Após a visita, senti mais vontade de viver, lutar, nunca desistir e seguir em frente”.

Inscritos no Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD), conhecido como “Frente de Trabalho”, sob a coordenação da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), do Governo do Estado de São Paulo, os bolsistas recebem uma bolsa-auxílio de R$ 210,00 e uma cesta básica, mensalmente. Além disso, participam de cursos de qualificação para desenvolvimento de habilidades básicas, de gestão e específicas ou alfabetização, uma vez por semana, durante nove meses.

Da Assessoria de Impreensa da CPTM

(AM)