CPTM: Duzentos e dez estudantes participam do ‘Usuário do Amanhã’ esta semana

Alunos terão cursos de cidadania e funcionamento do sistema de transporte ferroviário

ter, 21/06/2005 - 16h35 | Do Portal do Governo

Ao longo desta semana, 210 alunos de escolas públicas da Grande São Paulo sairão das salas de aula para vivenciar uma experiência pedagógica diferenciada. Em passeios monitorados nos trens da CPTM Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), uma das atividades do programa ‘Usuário do Amanhã’ (PUA), promovido pela empresa, receberão lições de cidadania e conhecerão o funcionamento do sistema de transporte ferroviário.

Realizado em dias úteis, o projeto foi concebido para educar e conscientizar os futuros usuários, aposta que a CPTM faz até mesmo para evitar atos de vandalismo. É nesse espírito que a garotada embarca em um vagão especialmente reservado, rumo a viagem pela ferrovia.

Embora muitos estejam acostumados a utilizar o trem, nem sempre imaginam como é a rotina de um sistema que diariamente registra 1,6 mil viagens, transportando cerca de 1,3 milhão de pessoas por 22 municípios da Região Metropolitana. Por isso, a expressão ‘aqui se aprende brincando’, de fato, faz sentido no decorrer do percurso, quando as principais atividades e funções da empresa são conhecidas.

Com olhinhos vidrados, a meninada visita estações, um Centro de Controle Operacional (CCO), a cabine do maquinista, se encanta com as cores, botões e equipamentos até então desconhecidos, que ganham vida à medida que a equipe da CPTM explica suas funções e importância. Temas como a coleta seletiva do lixo, precauções contra a dengue e cuidados com o sistema ferroviário também são retratados de maneira descontraída.

Para completar, gibis com histórias coloridas e informativas são distribuídos ao grupo, bem como a réplica de um trem da CPTM. Impresso em papel, o ‘brinquedinho’ deve ser cortado e montado para que ganhe forma. Em sua superfície está gravado o telefone da Central de Atendimento ao Usuário. Os estudantes ainda levam para casa mapas com a localização das linhas e estações da empresa.

Segundo Edvane Coelho, coordenadora do PUA, ‘o objetivo é que de imediato a moçada interfira junto à família, repassando para eles o que absorvem de informação. E no dia de amanhã, possam se comportar de forma mais adequada e responsável’.

E nesse ritmo, a aula avança por outros terrenos. ‘Além das instalações da CPTM, a garotada tem a oportunidade de conhecer pontos culturais da cidade, aprendendo como é importante preservá-los’, explica Edivane. Esta semana, por exemplo, complementando a visita à Estação da Luz, CCO do Brás e cabine do Expresso Leste, as crianças e adolescentes conhecerão o acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Programação

Amanhã (21/06), duas visitas estão agendadas. No período da manhã, 50 alunos da Escola Professor Shisukce Toshida Niuva participam do projeto. Já à tarde, é a vez de um grupo de 60 estudantes do Colégio Marista. A saída está marcada para 9h30 e 13h30, respectivamente, da Estação da Luz.

Na quinta-feira (23/06), a agenda está reservada para 50 alunos da Escola Estadual Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann. A saída será às 11h da Estação Antônio Gianetti Neto, da Linha E (Luz-Estudantes).

Encerrando as atividades da semana, 50 alunos da Escola Alfredo Volpi têm visita marcada na sexta-feira (24/06). O ponto de partida será a Estação Tatuapé, da linha F (Brás-Calmon Viana), às 12h30.

As escolas interessadas em reservar visitas no programa ‘Usuário do Amanhã’ podem entrar em contato pelo e-mail usuario.amanha@cptm.sp.gov.br, ou pelos telefones 3226-4353 e 4354, entre 8h e 18h.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos

F.C.